Secretaria de Saúde de Campinas investiga causa de surto de diarréia

06/01/2005

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou na tarde desta quinta-feira, dia 6 de janeiro, investigação para identificar a fonte de um surto de diarréia, provavelmente associado à alimentação. O surto atingiu pelo menos 27 pessoas que estão fazendo um curso em uma instituição na Região Norte da cidade.

As informações adquiridas até o momento pela Vigilância em Saúde (Visa) apontam que nove pessoas receberam atendimento médico no Pronto Atendimento (PA) Anchieta e 18 no Pronto-Socorro (PS) do Hospital Municipal Mário Gatti. Todas apresentavam diarréia e dor abdominal. Algumas ainda tiveram vômito e dor de cabeça. Elas receberam tratamento e foram liberadas ontem mesmo.

Além de entrevistar todos os pacientes para colher informações, técnicos da Visa já estiveram no restaurante instalado na instituição onde ocorre o curso para verificar condições da cozinha - manipulação e armazenamento dos alimentos e higiene – e colher amostras dos alimentos servidos.

Se houver indicação técnica, o mesmo procedimento será repetido em outros locais onde estas pessoas comeram. Todo o material e as amostras de fezes dos pacientes serão enviados ao Instituto Adolfo Lutz para análises.

"O surto precisa ser investigado para que possamos esclarecer o agente causador, estabelecer a relação dele com as condições de manipulação, armazenamento e higiene e, assim, garantir as correções para evitar novos casos", afirma a enfermeira sanitarista Salma Balista, da Saúde Coletiva de Campinas. Segundo Salma, com a divulgação das informações, a população também aprende a conhecer e a exigir boas práticas dos estabelecimentos onde se alimenta.

Volta ao índice de notícias