Com dois casos confirmados, Saúde intensifica ações contra a dengue

10/01/2005

Denize Assis

Equipes da Secretaria de Saúde de Campinas visitaram na manhã desta segunda-feira, dia 10 de janeiro, 277 residências no Jardim Bordon (Região Sudoeste), numa grande ação contra a dengue. Os técnicos entrevistaram famílias, informaram sobre a doença, orientaram sobre maneiras de prevenção e encaminharam pessoas com sintomas para o Centro de Saúde (CS) Santa Lúcia, unidade que é referência para a área.

O trabalho foi desencadeado após a confirmação, na última sexta-feira, dia 7, do primeiro caso de dengue autóctone - quando a pessoa é infectada no local onde mora - de 2005 e após sete meses sem registros de casos na cidade.

Na última quinta-feira, dia 6, estas mesmas equipes visitaram 94 residências no Jardim Planalto de Viracopos, área do CS São Cristóvão (Região Sudoeste), onde também foi confirmado caso de dengue só que importado de Rondônia. Nos dois locais, os técnicos da Vigilância em Saúde (Visa) promoveram arrastões para inviabilização e retirada de criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

Ainda na tarde de hoje, dia 10, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde reuniram-se com representantes da Superintendência do Controle de Endemias (Sucen) para planejar as próximas ações de controle da dengue naquela região. O médico veterinário Cláudio Castagna, da Visa Sudoeste, adiantou que a ‘busca ativa’ de casos suspeitos da doença será repetida na área de Jardim Planalto de Viracopos.

"No entanto, a área que mais preocupa é a do Jardim Bordon porque, pelas características urbanas, reúne condições para acúmulo de criadouros e pelo fato de já ter enfrentado, nos anos de 2000 e 2001, surtos de dengue o que aumenta o risco de casos da forma hemorrágica, que é mais grave", diz Castagna.

Em 2004, Campinas registrou 22 casos de dengue, dos quais 16 importados e seis autóctones. Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça e no corpo e fraqueza. Também podem surgir manchas na pele. Ao apresentar algum destes sinais, a pessoa deve procurar rapidamente o Centro de Saúde.

Volta ao índice de notícias