Equipes prosseguem mobilizadas contra a dengue na Região Sudoeste

11/01/2005

Ações de combate aos focos do mosquito
acontecem também na Região Norte

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas mobilizou ajudantes de controle ambiental nesta terça-feira, 11 de janeiro, para mais uma etapa de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue, no Jardim Planalto de Viracopos, na Região Sudoeste da cidade. A equipe aproveitou a oportunidade para telar caixas d’água, conscientizar a população sobre os riscos da doença, informar sobre as maneiras de prevenção e encaminhar casos suspeitos para o Centro de Saúde (CS) São Cristóvão, que é referência para a comunidade.

Ao mesmo tempo, um outro grupo de técnicos da Secretaria de Saúde promoveu ações de bloqueio no Jardim Bordon, também na Região Sudoeste, na abrangência do CS Santa Lúcia. Com dois casos de dengue confirmados este ano, os dois bairros – Bordon e Planalto de Viracopos -, são alvo de intenso trabalho da Prefeitura de Campinas no combate à doença. As ações terão continuidade nesta quarta-feira, dia 12.

Do outro lado da cidade, na Região Norte, ajudantes de controle ambiental visitaram escolas públicas na abrangência do CS Aurélia para verificar calhas, caixas d´água, ralos e outros componentes da estrutura predial que, se não mantidos adequadamente, podem servir como criadouros para o mosquito.

Amanhã, dia 12, a equipe prossegue com intensa mobilização na área do Aurélia para limpeza que inclui recolhimento de pneus. Segundo o supervisor de controle ambiental Newton Santos Menezes, da Vigilância em Saúde (Visa) Norte, serão trabalhos os entornos de bairros como Vila Aurocan, Parque Beatriz, Jardim Pacaembu entre outros.

A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus de evolução benigna, na maioria dos casos, e seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti, inseto que, ao picar alguém que teve dengue passa a transmitir a doença para pessoas saudáveis. O vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN 1, DEN 2, DEN 3 e DEN 4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo.

Existem duas formas de dengue, a clássica e a hemorrágica. A dengue clássica apresenta-se geralmente com febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos, mas raramente mata. A dengue hemorrágica é a forma mais severa da doença, pois além dos sintomas citados, é possível ocorrer sangramento, ocasionalmente choque e conseqüências como a morte.

Volta ao índice de notícias