Campinas reduz letalidade por Aids para 4,9% dos casos na cidade

13/01/2005

Por Eli Fernandes

A cidade de Campinas, com cerca de 1 milhão de habitantes, no Interior de São Paulo, conseguiu reduzir a letalidade por Aids. Na década de 80, o município que chegou ter 90% de letalidade nos casos registrados de Aids, chegou ao final de 2004 com um índice de 4,9% dos casos. O balanço está sendo divulgado pela equipe do PM (Programa Municipal) de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

Segundo a coordenadora do Programa, Cristina Ilario, a redução da letalidade está diretamente relacionada à qualidade do Programa implantado na cidade. O Programa Municipal atua a partir do Centro de Referência em DSTs e Aids, localizado na Rua Regente Feijó, número 637, no Centro de Campinas (Telefone: 19 + 3234 – 5000).

“As conquistas devem ser creditadas às pessoas que lutaram para que seus direitos fossem reconhecidos e devemos muito disso, sem dúvida, aos homossexuais, que foram verdadeiros heróis no início da epidemia”, disse Cristina referindo-se ao que já foi a principal causa de transmissão de Aids em Campinas, as práticas de sexo entre HSHs (Homens que fazem Sexo com Homens).

Transmissão

Segundo o PM DST/Aids de Campinas, a principal causa de transmissão do HIV na cidade acontece entre homens e mulheres heterossexuais, sendo a segunda causa, o uso de drogas injetáveis sem redução de danos.

É desde 1995, no entanto, que a transmissão entre HSHs e UDI (Usuários de Drogas Injetáveis) vem caindo quando comparada com a transmissão entre heterossexuais, tanto homens, quanto mulheres. Entre 1990 e 1995, a principal causa de transmissão estava entre UDIs. Hoje a proporção diminui, mas aproximadamente 50% das mulheres que têm Aids são parceiras de usuários de drogas injetáveis.

Na faixa etária dos 30 a 49 anos estão aproximadamente 73% dos homens e 63,9% das mulheres entre os casos de Aids diagnosticados no município desde 1982. Mas se hoje a proporção é de mais ou menos três homens para cada mulher, na década de 80 esta mesma proporção já foi de 16 homens para cada mulher.

Programa DSTs e Aids de Campinas
Centro de Referência em DSTs e Aids