Prefeitura mobiliza equipes da Saúde para atender prejudicados pela chuva

19/01/2005

Denize Assis

A Prefeitura mobilizou equipes da Secretaria de Saúde de Campinas para acolher e prestar assistência às famílias atingidas pelos alagamentos ocasionados pelo temporal da última terça-feira, dia 18 de janeiro. Profissionais da Saúde da Família que atuam nas áreas atingidas já estão em campo nos locais prejudicados para orientar as pessoas sobre como limpar a residência, informar sobre a necessidade de descartar alimentos e outros itens que possam ter sido contaminados e distribuir sacos de lixo, luvas e hipoclorito.

Os técnicos ainda informam sobre o risco de doenças que podem ocorrer com quem teve contato com as águas, quando procurar a equipe de saúde, como evitar acidentes e, se necessário, encaminham moradores para receber a vacina contra tétano e difteria no Centro de Saúde mais próximo.

No Jardim Aeroporto, na região Sudoeste da cidade, as equipes trabalham em aproximadamente 80 casas atingidas segundo a dentista Juliana Nativio, coordenadora do Centro de Saúde (CS) Aeroporto. Não há feridos. Também na Região Sudoeste, no Jardim Bordon e imediações, área do CS Santa Lúcia, profissionais de saúde percorrem residências atingidas.

Na Região Sul, trabalhos de prevenção e orientação foram desencadeados na comunidade que mora às margens do Córrego Taubaté, no Jardim do Lago 2, área do CS São José. O rio transbordou e as residências foram inundadas, segundo a Vigilância em Saúde (Visa) Sul. Ações de assistência e educativas também estão sendo promovidas na área do Florence, Região Noroeste, e do bairros Satélite Íris1, Satélite Íris 2 e Satélite Íris 3, Região Noroeste.

Segundo informações dos distritos de saúde, dois CSs, o Tancredão, na Região Sudoeste, e o Valença, na Noroeste, foram atingidos pelas águas da chuva e mantiveram atendimento parcial durante a manhã com acolhimento e assistência aos casos graves, coleta de exames de urina e fezes e entrega de medicamentos. Exames de ultrassom, de sangue e consultas de rotina foram remarcados. O atendimento deve estar normalizado a partir das 15h nas duas unidades.

A Vigilância em Saúde (Visa) vai reforçar, a partir de hoje, orientações para que as equipes da rede de saúde do município estejam alertas para os sintomas e façam o diagnóstico e tratamento precoces da leptospirose, hepatite A e doenças diarréicas. "O risco da população exposta a enchentes ser infectada aumenta com as situações de enchentes e alagamentos", afirma o médico sanitarista Vicente Pisani Neto, da Visa de Campinas. "E após as chuvas, aumentam os riscos da dengue e de acidentes com animais peçonhentos", diz.