Prefeitura intensifica ações da Saúde nas áreas tomadas pelas enchentes

20/01/2005

Denize Assis

A Prefeitura de Campinas intensificou nesta quinta-feira, dia 20 de janeiro, as ações de assistência à saúde voltadas para comunidades que moram nas áreas tomadas pelas enchentes. As equipes de Saúde da Família, que desde ontem se deslocaram dos Centros de Saúde para as comunidades atingidas, foram reforçadas com mais profissionais, além de já contarem com o apoio de supervisores e agentes de controle ambiental e supervisão dos técnicos das Vigilâncias em Saúde (Visas). No total, a Secretaria Municipal de Saúde mobilizou mais de 170 servidores da pasta para atender, em campo, os acometidos pelo temporal e, além disso, disponibilizou toda estrutura dos Centros de Saúde da cidade.

A Secretaria de Saúde ainda alertou suas equipes para que tenham atenção redobrada para sintomas das doenças transmitidas pela água, por vetores, por alimentos contaminados e para o risco de acidentes com animais peçonhentos. "A população atingida por alagamentos está mais exposta a riscos de doenças diarréicas e a outros agravos como leptospirose, hepatites e tétano", informa o médico sanitarista Vicente Pisani Neto, da Vigilância em Saúde de Campinas.

As ações em campo, segundo Pisani, incluem distribuição de luvas, sacos plásticos e hipoclorito de sódio (ou água sanitária), que serve para desinfecção dos ambientes, superfícies e de caixas d´água. Os profissionais orientam moradores sobre a maneira correta de usar o produto e sobre a necessidade de descartar alimentos e remédios atingidos pela água da enchente.

"As equipes ainda verificam se moradores das comunidades afetadas precisam da vacina contra o tétano. Se houver condição técnica, a vacina é feita no próprio local de moradia. Caso contrário, a pessoa é encaminhada para o centro de saúde", diz a farmacêutica Daise Fregni Hadich, coordenadora do Distrito de Saúde Sudoeste.

Daise informa que na Região Sudoeste, as comunidades mais afetadas são as do Jardim Planalto de Viracopos, área do Centro de Saúde (CS) Aeroporto, Jardim Bordon, abrangência do CS Santa Lúcia, e Vila Palácio, no CS Capivari. Também há ocorrências na Vila Vitória e no Vida Nova, ambos na área do CS União dos Bairros.

Na Região Sul, as áreas mais comprometidas estão localizadas às margens do Córrego Taubaté, no Jardim do Lago 2, e no Jardim das Bandeiras 2, na abrangência do CS São José. Na Região Noroeste, as equipes atuaram na área do Florence e do bairros Satélite Íris1, Satélite Íris 2 e Satélite Íris 3, área do CS Ipaussurama. Os trabalhos prosseguem nesta sexta-feira, dia 21.

Segundo dados do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura (Cepagri), há 35 anos a cidade não registrava uma chuva tão forte em um mês de janeiro. E a previsão é de ocorram mais chuvas nesta sexta-feira.