Equipes removem móveis inutilizados pelas enchentes

21/01/2005

Materiais podem trazer riscos para a saúde
por servirem
de abrigos para animais que transmitem doenças

Denize Assis

A Prefeitura de Campinas removeu na manhã desta sexta-feira, dia 21 de janeiro, na comunidade que habita as margens do Córrego Taubaté, no Jardim do Lago 2, Região Sul da cidade, móveis e utensílios atingidos pelas enchentes causadas pelo temporal que abateu Campinas esta semana.

"Estes materiais, quando deixados no meio ambiente, potencializam os riscos à saúde pública já que podem transformar-se rapidamente em criadouros de ratos, do mosquito da dengue e de animais peçonhentos como aranhas e escorpiões", informa o ajudante de controle ambiental Paulo César do Carmo, que atua no Distrito de Saúde Sul. O trabalho, realizado por servidores da Administração Regional (AR) 6, teve início na tarde de ontem e foi concluído na manhã desta sexta-feira.

Em seguida, uma equipe da Secretaria de Saúde, composta por ajudantes de controle ambiental e agentes comunitários, visitou residências para orientar as famílias quanto à limpeza e desinfecção dos ambientes e sintomas de doenças que podem ser transmitidas pela água. As ações incluem ainda distribuição de hipoclorito de sódio e encaminhamento das pessoas para a vacinação antitetânica.

Também na Região Sul, equipes de saúde prestaram assistência e desenvolveram atividades educativas nos bairros Santa Cruz e Camboriú, onde fica outra comunidade prejudicada pelas chuvas. Os trabalhos prosseguem também nas localidades atingidas nas regiões Sudoeste e Noroeste.