Capacitação prepara equipes para notificar violência doméstica e sexual

24/01/2005

Denize Assis

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta terça-feira, dia 25 de janeiro, capacitação para implantar a ficha de notificação compulsória de violência doméstica e sexual. Com isso, o Governo Municipal dá mais um passo para consolidar a política que tem como objetivo transformar este tipo de violência em uma questão de saúde pública no município.

O evento acontece na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), a partir das 14h, e é a primeira etapa do curso que vai preparar toda a rede de cuidadores – que envolve Conselho da Criança e do adolescente, Conselho da Mulher e Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social – para registrar os casos de violência doméstica e sexual na Vigilância em Saúde.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a notificação permite que a Prefeitura conheça a realidade deste tipo de violência, onde e como acontece, faixa etária acometida, freqüência e outras informações que vão poder subsidiar o município para estabelecer políticas de combate ao problema.

A proposta de estabelecer a violência doméstica e sexual como notificação compulsória na Vigilância em Saúde é parte do programa Iluminar – Cuidando das Vítimas de Violência Sexual, mantido pela Prefeitura de Campinas desde 2001. Com o Iluminar, todos os vitimizados passaram a receber, da Prefeitura, assistência médica e psicológica e orientação e apoio para buscar assistência civil. Segundo a Secretaria de Saúde, desde que o Iluminar foi implantado, a cidade tem registrado, em média, entre 30 e 35 casos de violência sexual por mês.