Jardim São Marcos recebe hoje equipes que atuam no combate à dengue

26/01/2005

Denize Assis

A Prefeitura de Campinas destacou nesta quarta-feira, dia 26 de janeiro, um grupo de 17 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde para ações de combate à dengue numa área do Jardim São Marcos, Região Norte da cidade. Os trabalhos incluem visitas às casas para remover criadouros do mosquito Aedes aegypti, busca de casos suspeitos, orientações sobre sintomas e medidas de prevenção e controle da doença.

Segundo Nilton dos Santos Meneses, supervisor de controle ambiental da Vigilância em Saúde (Visa) Norte, os trabalhos foram planejados para 15 quarteirões do bairro que na última pesquisa do índice de breteau apresentaram um alto índice de infestação do Aedes aegypti. "Também levamos em conta que a disponibilidade de criadouros na comunidade é grande", diz Meneses.

O supervisor informa que, somente no período da manhã de hoje, foram identificados cinco casos suspeitos da doença entre moradores da comunidade. Estas pessoas foram encaminhadas para o Centro de Saúde (CS) São Marcos, que é referência para o bairro, para coleta de material para exames laboratoriais.

Meneses afirma que nesta época do ano, caracterizada por calor intenso e chuvas freqüentes, é maior a probabilidade de casos porque estas condições são favoráveis para a proliferação do mosquito. Além disso, por ser período de férias, há um trânsito maior de pessoas que viajam para áreas onde há dengue ou que vêm destes locais para Campinas e podem chegar doentes ou em período de incubação da doença e, assim, desencadear a transmissão na cidade. "Por isso, todo cuidado é fundamental", diz.

O sintoma inicial da dengue é a febre que pode vir acompanhada de dor de cabeça e no corpo, mal-estar geral e manchas na pele. Nos casos mais graves, também podem ocorrer sintomas hemorrágicos. Ao apresentar qualquer destes sinais, a pessoa deve procurar o Centro de Saúde rapidamente.

Este ano, Campinas registrou cinco casos de dengue, dos quais dois são autóctones – quando a transmissão ocorre no próprio município. Em janeiro de 2004, foram confirmados nove casos, todos importados. No total, no ano passado, a cidade registrou 22, sendo seis autóctones.