Prefeitura desloca equipe do centro de saúde para atender em área atingida por temporal

26/01/2005

Denize Assis

A Prefeitura de Campinas mobilizou nesta quarta-feira, dia 26 de janeiro, equipes de Saúde da Família do Centro de Saúde (CS) de Sousas para atender em campo os moradores do bairro Belmonte e do Beco que tiveram suas casas alagadas em conseqüência das chuvas fortes que atingiram a cidade entre a tarde de ontem e madrugada de hoje. Desta vez, o temporal causou mais prejuízos na Região Leste, onde ficam os Distritos de Sousas e Joaquim Egídio.

A enfermeira sanitarista Lúcia de Fátima de Brito, coordenadora do CS Sousas, informa que agentes comunitários, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e uma médica foram mobilizados para, nos próprios locais atingidos, acolher, prestar assistência, orientar as famílias sobre como limpar as residências e informar sobre sintomas de doenças.

"Estas equipes também estão encarregadas de distribuir, gratuitamente, hipoclorito de sódio para limpeza dos ambientes e de orientar quanto à necessidade da dupla adulto, vacina que protege contra o tétano e a difteria", diz a sanitarista. O Centro de Saúde aplicou hoje, nos trabalhos casa a casa, 35 doses da dupla adulto em moradores do Belmonte e em pessoas que estavam atuando na limpeza do local.

Segundo Lúcia, além da preocupação com o tétano, ainda existe o risco das pessoas adoecerem de leptospirose, febre tifóide, diarréia, hepatite A e verminoses. A sanitarista informa que não há vacina contra a leptospirose e que a rede pública de saúde não dispõe de vacina contra a hepatite A.

"O centro de saúde deve ser procurado imediatamente se a pessoa apresentar febre e ou algum outro sintoma como dor de barriga, diarréia, dor muscular, calafrios, vômito ou falta de apetite", orienta.

De acordo com a sanitarista, as equipes informam, durante os trabalhos, que as pessoas não devem entrar em contato direto com entulho. Também orientam que, ao manusear resíduos, é necessário, se possível, usar botas e luvas. Se não der, é preciso se proteger com sacos plásticos amarrados nos pés e nas mãos.

Com relação à limpeza dos ambientes, os profissionais do CS orientam que toda casa atingida deve ser limpa com água e sabão e, após o procedimento, a residência ainda precisa ser desinfetada com hipoclorito. Utensílios domésticos e superfícies também precisam ser limpos e desinfetados. Ainda é necessário atenção com os alimentos atingidos pela enchente, que devem ser jogados no lixo, inclusive as latas de conserva que estiverem amassadas, enferrujadas ou abertas.

De acordo com a Vigilância em Saúde (Visa) da Prefeitura, no período pós enchentes aumentam os riscos de acidentes com insetos e animais peçonhentos. Por isso, as pessoas não devem enfiar as mãos em buracos ou montes de pedras. Em caso de acidentes, a Vigilância orienta que o cidadão lave o ferimento com água e sabão e procure o Centro de Saúde.

O lixo removido não deve ser descartado em rios, valas ou terrenos baldios. Se houver alguma dúvida quanto ao risco da construção desabar, o cidadão pode tirar dúvidas ou acionar a Defesa Civil por meio do 199.