Secretaria de Saúde promove curso para qualificar e ampliar oferta da homeopatia

27/01/2005

Denize Assis

Profissionais da Secretaria de Saúde de Campinas participam nesta quinta-feira, dia 27 de janeiro, da primeira aula do Encontro de atendimento de pacientes e revisão de conceitos da temporada 2005. O curso, viabilizado por meio de convênio entre Prefeitura de Campinas e Escola Paulista de Homeopatia e coordenado pela professora Míriam Mansour, acontece no Centro de Saúde (CS) de Barão Geraldo e tem como objetivo qualificar a assistência já existente e ampliar a oferta da homeopatia para usuários da rede pública municipal de saúde da cidade.

Além do encontro de hoje, estão programados para o decorrer deste ano outros nove durante os quais os profissionais vão discutir casos e assistir a aulas teóricas. "A idéia é estabelecer uma cultura homeopática no Sistema Único de Saúde (SUS), além de reciclar e atualizar profissionais para qualificar e ampliar a oferta", diz o médico homeopata Alexandre César de Conti, que atua na Secretaria de Saúde. Os encontros começaram em 2004.

Atualmente, segundo dados do Grupo de Estudos e Trabalhos em Racionalidades Integrativas (Getris), da Secretaria Municipal de Saúde, são oferecidos 7 mil atendimentos de homeopatia por mês na rede municipal de saúde de Campinas. São mais de 10 mil pacientes cadastrados mas a cada mês mais pessoas procuram esta tecnologia de atenção em saúde e a Secretaria estima que pelo menos 300 pessoas aguardam vagas para serem atendidas.

Terapia natural. Conti informa que a homeopatia é um método terapêutico considerado natural que utiliza medicamentos que vêm dos reinos animal, vegetal e mineral. Sua principal característica é tratar a pessoa e não a doença.

Ele informa que, em Campinas, a homeopatia foi oficializada no final de 2003, embora já seja utilizada pela Prefeitura desde 1989. A Secretaria de Saúde conta com 38 médicos homeopatas sendo que 23 deles atuam na área. Todos os medicamentos utilizados são gratuitos.

Desenvolvida no século 18, a homeopatia é procurada por milhões de pessoas no mundo todo e reconhecida oficialmente como especialidade médica no Brasil. É utilizada para prevenção de doenças e tratamento de todas as patologias, tendo uma demanda maior para as alérgicas, como asma e rinite, e infecções de repetição entre outras.