Prefeitura leva campanha de combate à Aids ao desfile da City Banda

28/01/2005

Agentes de saúde vão promover o uso da camisinha
e distribuir preservativos de graça

Denize Assis

A Prefeitura de Campinas destacou uma equipe do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids, mantido pela Secretaria Municipal de Saúde, para promover o uso da camisinha e distribuir preservativos durante o desfile da City Banda neste sábado, dia 29 de janeiro. A banda é uma das maiores do carnaval de rua de Campinas e, em 2004, reuniu mais de 2 mil foliões.

A expectativa é distribuir pelo menos 3 mil camisinhas no evento e o objetivo, de acordo com a coordenação do Programa Municipal de DST e Aids, é que a entrega seja feita de forma qualificada pelas equipes da Secretaria de Saúde. Durante as ações, os profissionais de saúde vão orientar a população sobre a necessidade do uso do preservativo nas relações sexuais eventuais, comuns durante os dias de folia.

A campanha de prevenção à transmissão do vírus da Aids no Carnaval 2005 de Campinas teve início no último dia 22, durante a eleição do Rei Momo e da Rainha do Carnaval. As equipes da Secretaria de Saúde vão atuar ainda nos bailes populares e clubes em toda cidade, nos quatro dias de folia. Durante as ações, a Prefeitura de Campinas vai disponibilizar, gratuitamente, 50 mil camisinhas para os foliões.

A campanha é dirigida a toda população. No entanto, segundo a psicóloga Elisabete Gonçalves Zuza, coordenadora municipal do Núcleo de Prevenção de DST e Aids, será dada ênfase para homens na faixa etária de 18 a 39 anos, das classes C, D e E. "Essa é a parcela da população masculina com menor índice de uso contínuo de camisinha", informa Elisabete.

Vista-se. A campanha de combate à Aids do Ministério da Saúde para o período do Carnaval 2005, lançada oficialmente pelo Governo Federal no dia 19 de janeiro, também enfatiza a população sexualmente ativa das classes C, D e E – independente da orientação sexual. O slogan é "Vista-se, use sempre camisinha".

Depois do Carnaval, o "Vista-se" vai virar uma espécie de carimbo, um selo único que será usado em todas as ações de promoção do uso de preservativo feitas pelo Ministério da Saúde e por seus parceiros – principalmente as coordenações estaduais e municipais de DST e Aids e Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuam no combate à epidemia.

A campanha de Carnaval, junto com o Dia Internacional de Luta contra a Aids – em 1 de dezembro -, é uma das principais estratégias de massa do Programa Municipal de DST e Aids de Campinas. Também são desenvolvidas ações direcionadas a públicos específicos, como homossexuais masculinos, profissionais do sexo, travestis, caminhoneiros e usuários de drogas injetáveis – todas articuladas com o Ministério da Saúde e demais parceiros.

Os foliões podem fazer o exame de HIV gratuitamente no Centro de Referência de DST e Aids de Campinas, que fica na rua Regente Feijó, 637, no Centro. O telefone do centro é (19) 3234-5000.