Samu vai prestar atendimento especial ao desfile da City Banda

28/01/2005

Denize Assis

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) de Campinas vai atuar com uma equipe extra no desfile da City Banda neste sábado, dia 29 de janeiro. A coordenação do Samu mobilizou uma equipe de oito profissionais entre médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e motorista para estar no local de concentração dos foliões e atender prontamente a qualquer emergência.

O médico emergencista José Roberto Hansen, coordenador do serviço, informa que o Samu vai dar apoio aos diversos eventos do Carnaval 2005 de Campinas que envolvem grande concentração de foliões, entre os quais os desfiles de bandas de rua. Segundo Hansen, no Carnaval aumentam os casos de acidentes de trânsito, agressões e doenças relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas.

Como acionar. Além do apoio aos eventos pré-determinados, o Samu/Campinas desenvolve, no período de Carnaval, suas atividades normais de atendimento à população. Para acionar o serviço basta um telefonema gratuito para o número 192. A pessoa deve ter calma e informar à telefonista seu nome, a relação que tem com a vítima, o nome do paciente, endereço, bairro, ponto de referência para o atendimento e telefone.

Depois de passar pela telefonista, o usuário é atendido pelo médico regulador, que solicita informações sobre o paciente. A partir destas informações é que é liberada a viatura mais adequada para o atendimento. A pessoa pode ser atendida no local e ser liberada se apresentar melhora ou, dependendo da gravidade do caso, ser encaminhada a um pronto-socorro (PS).

Atendimentos. O Samu, serviço de socorro de urgência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), é mantido pela Secretaria de Saúde de Campinas por meio de parceria com o Ministério da Saúde. Com equipes formadas por profissionais das várias áreas da saúde presta socorro chega rapidamente às pessoas, em qualquer lugar que se encontrem, após um acidente ou qualquer agravo à saúde que possa levar ao sofrimento ou até mesmo à morte. Por mês, o Samu Campinas recebe mais de 5 mil pedidos de socorro.

Orientações importantes durante o Carnaval:

Não misture bebidas alcoólicas

Alimente-se antes de sair para as festas

Não dirija veículos motores se beber

Respeite a sinalização

Use roupas leves e frescas

Use sapatos confortáveis como tênis ou sandálias

Beba bastante água ou líquidos (Matinês)

Evite atritos e desrespeito com mulheres acompanhadas

Respeite crianças e famílias

Se previna - Use camisinha

Não ande sozinho, ande sempre em grupos de amigos

Volta ao índice de notícias