Saúde investiga se intoxicação causou mortes de três pessoas em Campinas

31/01/2005

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas investiga o que causou as mortes de um homem, de 47 anos, sua mulher, de 40, e uma filha, de 17, ocorridas no último domingo e nesta segunda-feira, dias 30 e 31 de janeiro. Uma outra filha do casal, de 15 anos, continua internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital da cidade.

Os integrantes da família chegaram à unidade de saúde na madrugada de domingo com vômito e diarréia, com exceção da filha mais nova que apresentava somente vômitos. As mortes ocorreram horas depois. O pai morreu primeiro, depois a mãe e, nesta madrugada, a menina de 17 anos. Os corpos foram encaminhados para necropsia no Instituto Médico Legal (IML).

Os técnicos de Vigilância em Saúde trabalham com a hipótese da família ter sofrido intoxicação que pode ter sido causada por alimentos (toxiinfecção alimentar), por medicamentos e por algum produto químico (intoxicação exógena). As investigações também envolvem a Vigilância em Saúde do Estado.

Imediatamente após ser notificada, a Secretaria de Saúde de Campinas adotou todas medidas necessárias para esclarecer a causa das mortes. Um restaurante da cidade, onde a família almoçou no sábado, recebeu a visita dos técnicos da Vigilância Sanitária no domingo e foi interditado cautelarmente porque mantinha nos seus estoques produtos com data de validade vencida.

A Vigilância Epidemiológica está avaliando os prontuários hospitalares dos pacientes para conhecer mais dados clínicos que podem nortear a investigação. Além disso, amostras de órgãos das vítimas estão sendo encaminhadas para exames no Instituto Adolfo Lutz de São Paulo. Também foram coletadas exames de fezes, urina e sangue para análises laboratoriais. Amostras da refeição do restaurante e de um alimento consumido pela família na própria residência também foram encaminhadas para laboratórios.

Agora, a Vigilância aguarda resultados das análises toxicológicas e microbiológicas e os laudos das necropsias que devem colaborar para esclarecer a causa das mortes. A Polícia Civil de Campinas também investiga o caso.

Volta ao índice de notícias