Saúde alerta suas equipes e reforça orientações para situações de enchentes

06/01/2006

A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou nesta quinta-feira, 5 de janeiro, para toda rede pública municipal de saúde, informe em que reforça orientações para situações de inundações, enchentes e alagamentos. A iniciativa da pasta atende ao Decreto 15.337, de 13 de dezembro de 2005, que estabelece a Operação Verão do Sistema Municipal de Defesa Civil e outros Órgãos da Administração Pública.

Foram incluídas no documento recomendações de acordo com o Plano de Contingência de Vigilância em Saúde frente a Inundações, divulgado ontem pelo Ministério da Saúde para secretarias municipais e estaduais de todo País. O informe também estabelece um fluxo quanto às situações que ocorrerem à noite, nos finais de semana e feriados, quando a Vigilância em Saúde (Visa) mantém um plantão.

"O documento divulgado hoje tem como objetivo sensibilizar, reforçar e acrescentar orientações, já que trata de ações que normalmente são desencadeadas pelas equipes imediatamente após a ocorrência de fenômenos que representam risco à saúde, ao patrimônio e ao meio ambiente", afirma a enfermeira sanitarista Maria Filomena Gouveia Vilela, da Vigilância em Saúde Municipal.

O informe reforça que as equipes de saúde devem ser mobilizadas para visitar locais atingidos para diagnóstico da situação, encaminhamento e orientações à população. Também recomenda que os profissionais tenham atenção redobrada para sintomas das doenças transmitidas pela água, por vetores, por alimentos contaminados e para o risco de acidentes com animais peçonhentos.

Segundo a Vigilância em Saúde, a população atingida por alagamentos está mais exposta a riscos de doenças diarréicas e a outros agravos como leptospirose, hepatite A, febre tifóide, dengue e tétano. "O alerta é para que os profissionais orientem as comunidades e, mediante sintomas, suspeitem, façam diagnóstico precoce e iniciem imediatamente tratamento", diz o médico veterinário sanitarista Antonio Carlos Coelho Figueiredo, da Secretaria Municipal de Saúde.

Entre os procedimentos reforçados no documento consta a realização seletiva da vacinação contra o tétano. "Se houver condição técnica, a vacina é feita no próprio local de moradia. Caso contrário, a pessoa é encaminhada ao Centro de Saúde", informa Figueiredo.

O informe enfatiza também a necessidade de distribuir, para a população atingida, hipoclorito de sódio (ou cloro), que serve para desinfecção dos ambientes, superfícies e de caixas d´água e também para desinfecção da água de beber, se necessário. Indica ainda que os moradores devem ser orientados sobre a maneira correta de usar o produto e a necessidade de descartar alimentos molhados pela água da enchente e de limpar enlatados ou outras embalagens impermeáveis antes de abri-los.

Ainda segundo o documento, na necessidade de alojamento das pessoas em abrigos, é preciso verificar condições sanitárias do local e disponibilidade de água tratada. Em relação a estabelecimentos comerciais, as equipes devem orientar quanto aos produtos contaminados.

Ocorrências. Em relação às ocorrências já verificadas esta semana no município, a Secretaria de Saúde prestou toda assistência e apoio com o deslocamento das equipes das Visas e dos Centros de Saúde para as comunidades atingidas, como o Jardim Paraíso de Viracopos e a Vila União.

Denize Assis