Residência médica do Mário Gatti recebeu número recorde de inscritos

12/01/2006

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, da Prefeitura de Campinas, credenciado pelo MEC como hospital de ensino, iniciou no último domingo, 8 de janeiro, o processo seletivo de residência médica e odontológica de 2006 com um número recorde de inscritos. A instituição recebeu 831 inscrições, o que representa acréscimo de 30% em relação ao ano passado.

Vindos de todas as regiões do País, os candidatos concorreram a 32 vagas nas áreas de clínica médica, pediatria, cirurgia geral e do trauma, ortopedia, neurocirurgia, urologia, cirurgia vascular e cirurgia plástica e na área de odontologia (bucomaxilo).

O resultado das provas escritas já foi divulgado na última terça-feira, dia 10. Agora, o hospital prossegue com a próxima etapa do processo que trata-se da análise curricular.

Além disso, a instituição prossegue, até a próxima sexta-feira, dia 13, com as inscrições abertas para o processo seletivo para residência em Medicina da Família e Comunidade. São duas vagas e os candidatos podem se inscrever pelo endereço www.hmmg.sp.gov.br

Para participar, o candidato precisa preencher os seguintes requisitos: cursar o último período de curso médico reconhecido pelo Ministério da Educação ou, se for o caso, possuir registro no Conselho Regional de Medicina; apresentar certidão de nascimento dos filhos; comprovante do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 190, através de depósito que deverá ser feito em dinheiro no Banco do Brasil, agência 4203-X conta corrente 73.020-3, sendo vedado o depósito por envelope em caixa eletrônico.

Para os candidatos estrangeiros ou brasileiros formados em medicina no exterior, diploma revalidado, segundo Resolução CFM nº 1669/03. Preenchimento on-line do formulário referente ao curriculum vitae no ato da inscrição. A inscrição só é efetivada após pagamento da taxa. A prova escrita para acontece no dia 22 de janeiro.

O médico urologista Sérgio Bisogni, presidente da Comissão de Residência em Saúde (Coresa) do Mário Gatti, informa que a instituição foi credenciada pelo MEC como hospital de ensino em 1994 e formou, desde então, mais de 300 profissionais. Além disso, é campo de estágio para profissionais em todas as áreas de saúde e recebe cerca de 6 mil estagiários por ano.

Bisogni diz ainda que o hospital de ensino é um local diferenciado de atenção à saúde, com vocação para a alta complexidade, a formação de recursos humanos e o desenvolvimento tecnológico. "Além de formar profissionais que vão atuar na rede pública de serviços de saúde, o Mário Gatti promove a atualização e educação permanente do seu corpo clínico porque, à medida em que você ensina, você gera necessidade de aprimoramento do conhecimento", afirma.

Bisogni diz, ainda, que o Hospital Mário Gatti mantém convênios e projetos dentro do Programa de Humanização do Ministério da Saúde e atua na perspectiva da integração assistencial completa ao SUS com o viés da preocupação humanística. "Tudo isso beneficia o paciente".

Denize Assis