Reunião aponta encaminhamentos do Plano para Prevenção de Zoonoses

20/01/2006

Equipes da Prefeitura de Campinas reuniram-se nesta quinta-feira, dia 19 de janeiro, para discutir questões organizacionais, atualizar, revisar e promover ajustes necessários relativos à série de medidas que integram o Plano Emergencial de Ação para Prevenção de Zoonoses. Instituído pelo Decreto 15.366, publicado no Diário Oficial do Município em 12 de janeiro, o plano é um complemento à Operação Verão de 2005/2006 e visa a prevenção ampliada de febre maculosa, dengue e leptospirose além de outras doenças de importância epidemiológica em Campinas e região.

Entre os pontos discutidos, ficou combinado o encaminhamento das reuniões entre as cinco Vigilâncias em Saúde (Visas) – Leste, Sul, Norte, Noroeste e Sudoeste – e as Administrações Regionais (ARs) para o diagnóstico dos locais prioritários para ações e as necessidades de infra-estrutura para que as atividades sejam realizadas de forma ágil e eficaz. Para as ações que já vêm sendo implementadas, os recursos necessários estão sendo remanejados entre as ARs.

Os locais prioritários para ações, segundo informou a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, são áreas sujeitas a escorregamento e/ou inundação e áreas de risco para dengue e leptospirose.

Outro ponto de pauta foi a apresentação do diagnóstico zoo-ambiental dos cinco parques públicos realizado a partir da visita de uma equipe técnica às respectivas áreas. Os profissionais apresentaram histórico de cada parque, freqüência de público, tipo de vegetação, número de animais e proposta para intervenção com plano de cercamento.

Também foi proposto a constituição de um grupo para implementação de ações de comunicação, informação e mobilização social, do qual devem fazer parte representantes do Departamento de Comunicação, do Gabinete do Prefeito, da Coordenadoria de Fiscalização de Terrenos (Cofit), da Secretaria de Infra-estrutura, além da Secretaria Municipal de Saúde, que está na coordenação geral do Plano.

"A proposta é que sejam implementadas ações no sentido de conscientizar e mobilizar a população sobre a adoção de medidas para evitar criadouros do mosquito além de orientar sobre a destinação adequada de resíduos (lixo)", diz o médico sanitarista Carlos Eduardo Cantúsio Abrahão, coordenador de Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde de Campinas.

Para finalizar a reunião, os integrantes foram informados sobre a portaria que está sendo elaborada para designar os responsáveis de cada área para implementar as ações. A portaria será apresentada na semana que vem em reunião que deve contar com a presença do Prefeito Hélio de Oliveira Santos. Na ocasião, o Prefeito será informado do andamento do Plano.

Denize Assis