Lei cria 715 empregos para a Saúde

04/01/2007

O prefeito dr. Hélio de Oliveira Santos aprovou a lei 12.813 que cria 715 empregos para a Secretaria Municipal de Saúde relativos às funções de médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, técnico em radiologia, técnico em farmácia e motorista de ambulância. Os profissionais vão atuar nas unidades básicas e de referência, nos Prontos-Socorros, Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e Hospital Municipal Mário Gatti.

A medida, aprovada pela Câmara Municipal, foi publicada no Diário Oficial do Município na edição do dia 30 de dezembro. Atualmente não existem profissionais para estes cargos habilitados por concurso público em Campinas. Por isso, há necessidade de criação de empregos.

O processo seletivo para contratação dos profissionais, que depende também de aprovação do prefeito, será viabilizado o mais rapidamente possível. O contrato será pelo regime da CLT por prazo determinado de 1 ano, prorrogável por igual período.

“Não vamos chamar todos os profissionais de imediato. Apesar da necessidade de todos, devido à urgência, inicialmente vamos chamar os médicos que devem estar na rede até fevereiro. Os outros profissionais vão ser chamados provavelmente a partir de março”, diz Renata Ottoni Amaral, assessora do Departamento de Gestão e Apoio ao Trabalho na Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde.

Renata afirma que a expectativa de conseguir atrair os profissionais é grande. Segundo ela, a Secretaria de Saúde tem trabalhado com a diretriz de construir uma política de recursos humanos. “O salário está adequado ao mercado. Mas não é só o salário. A adesão dos profissionais depende de um conjunto de fatores que inclui políticas permanentes de formação e qualificação profissional, condições de trabalho e infra-estrutura entre outros”, diz.

Segundo o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, a contratação de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e técnicos de farmácia vai fortalecer a atenção básica. Os técnicos de radiologia e motoristas de ambulância vão para os serviços de urgência e emergência.

“Também vamos ampliar a assistência diagnóstica, a oferta de exames de alta complexidade, o Serviço de Atendimento Domiciliar e os equipamentos de urgência e emergência e investir em infra-estrutura. Estas são algumas das metas da pasta para 2007 que têm como objetivo principal garantir maior acesso, com qualidade e fortalecer o Sistema Único de Saúde de Campinas”, diz Francisco Saraiva.

Denize Assis