Prefeitura estuda possibilidade de construir abrigo provisório para os gatos dentro do Bosque

09/01/2007

Medida ainda necessita de aprovação de órgãos municipal, estadual e federal,
já que o Bosque é área tombada e de preservação

A Prefeitura de Campinas avalia a possibilidade de construir dentro do Bosque dos Jequitibás o abrigo provisório para observação de cerca de 50 gatos sem dono que vivem soltos no parque.

O local, atrás do Museu de História Natural, foi apontado pela comissão que avalia possíveis áreas para manter os animais isolados pelo prazo de 180 dias. A comissão é formada por técnicos da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), do Centro de Controle de Zoonoses, do Bosque dos Jequitibás e por representantes das entidades protetoras de animais.

A medida de isolamento e observação dos gatos do Bosque é necessária devido à possibilidade de contaminação por raiva, após a confirmação de um caso da doença em morcego encontrado morto dentro do parque. Estes gatos podem passar a ser potenciais transmissores da doença para o homem ou outros animais.

Um ofício com a indicação da área foi encaminhado para avaliação das protetoras, já que nem todas entidades estão representadas na comissão. Após o consentimento, a proposta de construção do abrigo no Bosque será enviada para aprovação de órgãos municipal, estadual e federal já que o Bosque dos Jequitibás é área tombada e de preservação ambiental.

“Se a área não for autorizada, os técnicos da Secretaria de Saúde vão indicar outro local para colocar os animais. Pela urgência do caso, existe inclusive possibilidade de que este lugar seja o Centro de Controle de Zoonoses que foi reformado e tem todas as condições para manter os animais”, afirma o médico veterinário sanitarista Antonio Carlos Coelho Figueiredo, coordenador do CCZ de Campinas.

Carlos Figueiredo reforçou que a principal orientação para a população é que os visitantes do Bosque não toquem, não brinquem, não ofereçam alimentos aos animais encontrados soltos (particularmente os gatos) em toda área do Bosque e, principalmente, que não abandonem animais em áreas públicas ou em outros lugares na cidade.

O coordenador disse ainda que as pessoas não devem manipular morcegos em hipótese alguma. Os morcegos encontrados caídos, pousados em áreas iluminadas ou com dificuldades de vôo devem ser notificados ao CCZ para recolhimento e exame laboratorial. As pessoas que indevidamente mantêm contato com morcegos devem procurar o serviço de saúde mais próximo de sua residência para orientações e avaliação da necessidade de tratamento médico contra a raiva. O telefone do CCZ é 3245-1219.

Denize Assis