Acadec desenvolve oficinas de skate no espaço "Ninho das Artes" para ampliar ações de prevenção às dst ao hiv e à aids

09/01/2007

Oferta de atividades físicas objetiva promover a qualidade de vida
dos participantes do projeto com ênfase em jovens e adolescentes

Um conjunto de oficinas de skate são parte de um projeto de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e à aids desenvolvido pela Ação Artística para Desenvolvimento Comunitário (Acadec), organização não-governamental sem fins lucrativos, parceira do Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas.

Por meio destas oficinas cerca de 30 jovens já foram atendidos no ano de 2006. "Através das oficinas foram oferecidas atividades para meninos e meninas freqüentadores da Sala de Transição ( projeto intersetorial da Fundação Municipal para Educação Comunitária [Fumec] e que envolve várias secretarias) e que estão em situação de alta vulnerabilidade social. Com a participação deles neste projeto, nós estamos alcançando estes jovens", afirma o coordenador da Acadec, Felix Del Cid.

As oficinas são ministradas por jovens monitores envolvidos com o projeto desde 2006. Para Del Cid, um dos pontos fortes destas oficina é o fato de os próprios jovens estarem trabalhando com seus pares e, portanto, utilizando a linguagem dos jovens e adolescentes. "Tornou-se um ponto de convívio dos adolescentes para desenvolver a cidadania através da ferramenta que, no caso, é o skate", completa Del Cid.

Os monitores são acompanhados nestas atividades pelas pedagogas Cláudia Maria Valla Alarcon e Vera Lúcia Alves de Oliveira. "É uma possibilidade de desenvolver um projeto educacional diferenciado e que atende às necessidades específicas destes adolescentes excluídos da educação formal. É somente através destas parcerias que podemos trabalhar com a educação destes jovens. Nós acreditamos no trabalho em rede. Somente as escolas não atingiriam estes objetivos", diz Cláudia.

A Oficina de Skate da Acadec, no entanto, não está restrita aos jovens atendidos através da Sala de Transição. Qualquer jovem ou adolescente de Campinas pode participar do projeto. Para mais informações (19) 3272 – 3857, na Acadec, localizada à avenida Doutor Salles de Oliveira, número 750, na Vila Industrial, próximo ao Castro Mendes.

De acordo com a parceria entre a Acadec e o PMDST/Aids de Campinas, usuários, parceiros e profissionais do Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde podem parficipar gratuitamente do projeto. Para a população em geral a participação gratuita depende de uma análise da situação sócio-econômica dos interesados.

No entanto, a Acadec poderá inscrever qualquer pessoa que esteja interessada em participar das aulas e possa pagar mensalidade regularmente. O curso é semestral, as aulas são de terça, quarta e quinta-feira e caso os alunos se interessem poderão realizar o curso forma contínua.

Mais informações à Imprensa: (19) 8115 - 4856 Eli Fernandes