Plano de Ações e Metas do Programa DST/Aids de Campinas prioriza ações de prevenção e estímulo ao teste na rede de Centros de Saúde da cidade

12/01/2007

Documento aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde baliza técnica,
política e investimentos para ampliar capacidade de resposta à epidemia no município

Cem por cento dos Centros de Saúde de Campinas atuando na execução de ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST) e à aids de forma descentralizada. É uma diretiva do Plano de Ações e Metas (PAM) do Programa Municipal de DST/Aids (PMDST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas, que entra em vigência neste 2007.

A meta prevê ações como o investimento de R$ 200 mil (por ano, cerca de R$ 300 mensais para cada unidade) em recursos próprios para execução descentralizada das ações dos Centros de Saúde. E com o monitoramento, nesta ação, do emprego desta quantia, com participação do Controle Social, ou seja, da sociedade civil organizada nos fóruns adequados (Conselho Municipal e Conselhos Locais de Saúde).

De acordo com o PAM, o Programa DST/Aids, a Coordenação da Atenção Básica e os Distritos de Saúde ficam responsáveis pela realização dos projetos e ações dos Centros de Saúde. O Programa DST/Aids fica responsável pelo matriciamento técnico, organização, instrução e controle da aplicação dos recursos destinados a esta área e junto aos parceiros da sociedade civil organizada e outras instituições.

O objetivo é ampliar a realização do teste de hiv e sífilis em toda a cidade, com o estreitamento da relação da população com este serviço que é oferecido gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS). O incentivo ao teste visa o diagnóstico precoce do hiv/aids e das doenças sexualmente transmissíveis.

Estimativas da Coordenação do Centro de Referência do PMDST/Aids de Campinas, com base em projeções do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que em Campinas aproximadamente 2.000 pessoas vivem com o vírus hiv e não sabem. Quanto mais cedo a pessoa souber que tem o vírus hiv, melhor poderão ser os resultados do tratamento e o impacto na epidemia.

O diagnóstico precoce é importante para o tratamento que garante a qualidade de vida da pessoa que tem o hiv e p ode fazer a diferença, por exemplo, na gravidez. Mães que vivem com hiv/aids podem aumentar suas chances de terem filhos sem o vírus, se orientadas corretamente e seguirem o tratamento durante o pré-natal, parto e puerpério e profilaxia para o bebê.

"No modelo assistencial vigente, em que a gente considera o Centro de Saúde como porta de entrada do sistema de saúde de Campinas é fundamental essa retaguarda técnica e financeira para que possamos qualificar as ações de porta de entrada voltadas para a referência doenças sexualmente transmissíveis e aids", disse a médica Ligia Aparecida Neaime de Almeida, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde.

"Esses recursos vão qualificar exatamente essas ações que já fazemos. Podemos, agora, com essa retaguarda, dar um upgrade e qualificar o que é feito nos centros de saúde", acrescenta a coordenadora da área de Atenção Básica.

"Considero que a principal questão é a realização de um planejamento que vinha ao longo dos anos e a efetivação do plano. Após planejado, a gente levou algum tempo para conseguir efetivá-lo e no final do ano passado nos conseguimos, colocando este plano em execução e já temos respostas positivas, com avaliação, num curto período, do quanto está sendo bom, do quanto estamos ganhando em qualidade com esse plano sendo executado", disse o diretor do Departamento de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Pedro Humberto Scavariello.

Em Campinas, o principal serviço que oferece tratamento às pessoas que vivem com hiv/aids é o Centro de Referência (CR) do Programa Municipal de DST/Aids, localizado à rua Regente Feijó, número 637, no Centro. O Centro de Referência do PMDST/Aids funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h (exceto aos feriados) e o telefone da unidade é o (19) 3234 – 5000.

Para saber mais sobre o teste de hiv e sífilis, a população pode informar-se através do Centro de Testagem e Aconselhamento ("Coas"/CTA) do CR, e cujo telefone é (19) 3236 – 3711. Mais informações sobre aids e doenças sexualmente transmissíveis podem ser obtidas gratuitamente pelo telefone 0800 61 1997 (Disque Saúde do Ministério da Saúde) e pelo 0800 16 2550 (Disque DST/Aids do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids do Estado de São Paulo).

....................................................................................................................................

Mais informações à Imprensa: Eli Fernandes, (19) 8115 – 4856; Assessoria de Imprensa - Centro de Referência do Programa DST/Aids Campinas, Rua Regente Feijó, 637, Centro, Telefones: (19) 3234.5000, 3236.3711, 3232.3283, 3234.4995. De 2ª a 6ª, das 7h às 8h.