300 mil camisinhas serão distribuídas no Carnaval pelo Programa Municipal de DST/Aids de Campinas

23/01/2007

Preservativos são entregues gratuitamente
durante o ano todo para a população nos Centros de Saúde da cidade

O Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas distribui este ano 300 mil camisinhas durante os eventos oficiais do Carnaval.

A dispensação de preservativos nos eventos do Carnaval é realizada para ampliar a divulgação da necessidade de usar camisinhas em todas as relações sexuais para prevenir a transmissão das dst e do hiv, vírus que causa a aids.

Durante todo o ano ocorre entrega gratuita de preservativos nos Centros de Saúde e no Centro de Referência (CR) do Programa DST/Aids de Campinas.

"No Carnaval as pessoas ficam mais descontraídas e alegres, mais disponíveis para relações interpessoais passageiras; Portanto manter a veiculação de informações de prevenção e a disponibilização de preservativos é muito importante", afirma a coordenadora do Programa DST/Aids, Cristina Ilario.

A distribuição começou na noite do último sábado, 20 de janeiro de 2007, no evento que reuniu integrantes de todas as escolas de samba de Campinas, na Estação Cultura.

Nesta terça-feira, por exemplo, a entrega deverá ser realizada durante ensaio da escola de samba Rosa de Prata, na sede social da Vila Castelo Branco e vai até o dia 20 de março, dia oficial do Carnaval (confira a programação abaixo).

Para saber mais sobre prevenção à aids e às doenças sexualmente transmissíveis a população deve informar-se através dos Centros de Saúde ou no Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids.

O Centro de Referência é uma unidade pública de saúde localizada à rua Regente Feijó, 637, Centro, funciona de segunda a sexta, das 7h às 20h (exceto feriados) e o telefone é (19) 3234 – 5000.

A aids não tem cura, mas tem tratamento. Estimativa do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas aponta para possibilidade de haver em Campinas pelo menos 2.000 pessoas que vivem com o vírus hiv e não sabem.

O teste de hiv e sífilis pode ser realizado em qualquer Centro de Saúde de Campinas, ou no Centro de Referência de DST/Aids. Mais informações sobre o teste de hiv podem ser obtidas nestas unidades ou pelo telefone (19) 3236 – 3711.

Informações sobre o hiv, aids e doenças sexualmente transmissíveis também podem ser obtidas através do portal www.aids.gov.br, pelo telefone 0800 61 1997 ou 0800 16 2550.

Pré-carnaval nas comunidades

As datas e os locais dos ensaios são os seguintes:

Rosa de Prata
Sede social da Vila Castelo Branco
(próximo à entrada da avenida John Boyd Dunlop)

Unidos do Paranapanema
Rua Serra Vertentes, s/nº, Jardim Paranapanema
(próximo à portaria 2 do Parque Ecológico)

Gaviões dos DICs
Rua Salim Zaidan, 210, Jardim das Palmeiras

Ponte Preta Amor Maior
Defronte ao Estádio Moisés Lucarelli

Estrela D´Alva
Praça Central da Vila Costa e Silva

Renascença
Local:
Rua 10, 08 - Jardim Flamboyant (atrás do Colégio Raul Pila)

Santa Lucia
Local:
Avenida Carlos Lacerda (atrás do Extra Amoreiras)

Vaiquemké
Local:
Sede social do Parque Itajaí I (ao lado do Colégio Rui Rodrigues)

Unidos do Grajaúna
Local:
Esquina da avenida Engenheiro Francisco de Paula Souza com rua Rafael Sobrinho, Vila Georgina

Unidos do Shangay
Rua Antônio Cândido, 139, Jardim Shangay

Leões da Vila Padre Anchieta
Local:
Esquina das ruas Papa São Sérgio I e São Cirilo, Vila Padre Anchieta (próximo à Escola Miguel Vicente Cury)

Princesa de Madureira
Esquina das ruas Ceará e Amazonas, bairro São Bernardo

Estação Cultura

Confira as apresentações:

Abertura: Tomá na Banda
Escolas:
Rosa de Prata, Unidos do Paranapanema, Gaviões dos DICs e Ponte Preta Amor Maior
Show com Luís Carlos da Vila e grupo

Abertura: City Banda
Estrela D´Alva, Renascença, Santa Lucia e Vaiquemmké
Show com Monarco da Portela e grupo

Abertura: Curti Banda
Escolas:
Unidos do Grajaúna, Unidos do Shangay, Leões da Vila Padre Anchieta e Princesa de Madureira
Show com Tia Doca, Tia Surita da Portela e grupo

Escolas de Samba e Desfiles:

Grupo de Acesso

18h: Rosa de Prata

18h50: Unidos do Paranapanema

19h40: Gaviões dos DICs

20h30: Ponte Preta Amor Maior

18h: Estrela D´Alva

18h50: Renascença

19h40: Santa Lucia

Grupo Especial

18h: Vaiquemké

18h50: Unidos do Grajaúna

19h40: Unidos do Shangay

20h30: Leões da Vila Padre Anchieta

21h20: Princesa de Madureira

Mais informações à Imprensa: Eli Fernandes (19) 8115 – 4856 / 3234 – 5000 / 3236 – 3711.