Distritos e Centros de Saúde de Campinas participam da distribuição de camisinhas para prevenção às DST e à Aids em eventos do Carnaval 2007

25/01/2007

Agentes Comunitárias de Saúde da unidade do Jardim Paranapanema
participaram na noite de quarta-feira da entrega de preservativos

A campanha de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (dst) e a aids realizada durante os eventos oficiais do Carnaval, em Campinas, com distribuição gratuita de camisinhas e material informativo à população, tem participação de profissionais dos Distritos e Centros de Saúde (CS) da cidade.

O trabalho é realizado pelo Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas com participação de equipes de ponta da Rede Básica. Na noite da última quarta-feira, dia 24 de janeiro de 2007, por exemplo, duas Agentes Comunitária de Saúde (AGS) do CS Jardim Paranapanema, na região Sul de Campinas, participaram do trabalho na comunidade local.

O trabalho de entrega das camisinhas e de material informativo e educativo foi realizado durante ensaio da escola de samba Unidos do Paranapanema. Outras comunidades, como da região dos DICs (Sudoeste), nesta quinta-feira, 25 de janeiro, terão o mesmo tipo de atenção durante os eventos oficiais do Carnaval 2007 de Campinas.

No Carnaval deste ano, até o dia 20 de fevereiro, deve ser distribuído um total de 300 mil preservativos durante os ensaios, apresentações na Estação Cultura e desfiles das bandas, escolas e blocos carnavalescos da cidade.

"No Carnaval as pessoas ficam mais descontraídas e alegres, mais disponíveis para relações interpessoais passageiras. Portanto manter a veiculação de informações de prevenção e a disponibilização de preservativos é muito importante", explica a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas, Cristina Ilario.

Durante o ano todo os preservativos são dispensados gratuitamente à população nos Centros de Saúde de Campinas e no Centro de Referência (CR) do Programa Municipal de DST/Aids. A camisinha masculina é o principal insumo de prevenção ao hiv/aids e às dst e deve ser utilizada em todas as relações sexuais para evitar a transmissão do hiv e das doenças sexualmente transmissíveis.

Para saber mais sobre prevenção à aids e às doenças sexualmente transmissíveis a população deve informar-se através dos Centros de Saúde ou no CR do Programa Municipal de DST/Aids. O Centro de Referência é uma unidade pública de saúde localizada à rua Regente Feijó, 637, Centro, funciona de segunda a sexta, das 7h às 20h (exceto feriados) e o telefone é (19) 3234 – 5000.

A aids não tem cura, mas tem tratamento. Estimativa do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas aponta para possibilidade de haver em Campinas pelo menos 2.000 pessoas que vivem com o vírus hiv e não sabem.

O teste de hiv e sífilis pode ser realizado de forma gratuita e sigilosa em qualquer Centro de Saúde de Campinas, ou no Centro de Referência de DST/Aids. Mais informações sobre o teste de hiv podem ser obtidas nestas unidades ou pelo telefone (19) 3236 – 3711.

Informações sobre o hiv, aids e doenças sexualmente transmissíveis também podem ser obtidas através do portal www.aids.gov.br , pelo telefone 0800 61 1997 ou 0800 16 2550.

Confira a programação do Pré-carnaval nas comunidades:

As datas e os locais dos ensaios são os seguintes:

Escola: Gaviões dos DICs

Local: Jardim São Domingos

Escola: Ponte Preta Amor Maior

Local: Defronte ao Estádio Moisés Lucarelli

Escola: Estrela D´Alva

Local: Praça Central da Vila Costa e Silva

Escola: Renascença

Local: Rua 10, 08 - Jardim Flamboyant (atrás do Colégio Raul Pila)

Escola: Santa Lucia

Local: Avenida Carlos Lacerda (atrás do Extra Amoreiras)

Escola: Vaiquemké

Local: Sede social do Parque Itajaí I (ao lado do Colégio Rui Rodrigues)

Escola: Unidos do Grajaúna

Local: Esquina da avenida Engenheiro Francisco de Paula Souza com rua Rafael Sobrinho, Vila Georgina

Escola: Unidos do Shangay

Local: Rua Antônio Cândido, 139, Jardim Shangay

Escola: Leões da Vila Padre Anchieta

Local: Esquina das ruas Papa São Sérgio I e São Cirilo, Vila Padre Anchieta (próximo à Escola Miguel Vicente Cury)

Escola: Princesa de Madureira

Local: Esquina das ruas Ceará e Amazonas, bairro São Bernardo

....................................................................................................................................

Mais informações à Imprensa: Eli Fernandes (19) 8115 – 4856 / 3234 – 5000 / 3236 – 3711.