Investimentos apontam saúde pública como prioridade em 2007

26/01/2007

Investimentos em infra-estrutura; aumento do quadro de recursos humanos; ampliação dos procedimentos de especialidades e de alta complexidade; expansão do Serviço de Assistência e Internação Domiciliar (SAID); aumento dos serviços de urgência e emergência e muito mais constam no plano de metas da Secretaria Municipal de Saúde para o ano de 2007.

Responsável por um orçamento previsto em R$ 468 milhões, a pasta vai trabalhar com a diretriz de avançar ainda mais no sentido de garantir maior acesso e melhorar o atendimento à saúde da população.

A Secretaria de Saúde vai concluir a reforma e ampliação de sete centros de saúde e inaugurar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a farmácia popular e o Pronto-Socorro (OS) Infantil do Hospital Municipal Mário Gatti. Também serão iniciadas reformas em outros 16 centros de saúde, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Integração. Além disso, vão ser executadas as obras de construção dos PSs Santa Casa e Campo Grande, do Hospital Ouro Verde e de nove novos centros de saúde.

Para enfrentar o déficit de recursos humanos, a Prefeitura criou 715 empregos para a Saúde, sendo que já foi iniciado processo seletivo para contratar, até março, 230 médicos. Também vão ser contratados enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos em radiologia, técnicos em farmácia e motoristas de ambulância. Os profissionais vão atuar nas unidades básicas e de referência, nos Prontos-Socorros, Samu e Hospital Municipal Mário Gatti.

A Secretaria vai ampliar a parceria com instituições conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) para aumentar oferta de procedimentos de assistência especializada principalmente nas áreas de cardiologia, ortopedia, oftalmologia e ultrassonografia. Na alta complexidade, será ampliada a oferta de cirurgia cardíaca, cateterismo e outros procedimentos cardiovasculares.

Na atenção básica, as equipes de saúde da família serão ampliadas de 141 para 200. A Secretaria ainda dará continuidade ao projeto de recepção ativa com a implementação do serviço em 30 unidades até o final de 2007. Para fortalecer a assistência farmacêutica, as farmácias dos centros de saúde serão informatizadas e passarão a contar com técnicos da área.

O SAID será ampliado para duas equipes em cada região e passará a acompanhar 750 pacientes. Atualmente, a capacidade do SAID é de acompanhar 450 pessoas. Na Saúde Bucal, será implantado mais um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na região do Campo Grande.

Também foi iniciada uma série de ações em benefício da mulher campineira, entre elas a elaboração do projeto para construir o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher. A unidade, orçada em R$ 3,3 milhões, será construída onde atualmente funciona o PS Infantil do Hospital Municipal Mário Gatti.

“Nesse processo de consolidação da saúde pública, a participação e a cobrança da sociedade são fundamentais. Os desafios ainda são muitos. Avançamos em 2006 e com certeza 2007 será um ano muito bom, de ampliação de recursos e serviços, um ano de fortalecimento do Sistema Único de Saúde de Campinas”, diz José Francisco Kerr Saraiva, secretário municipal de Saúde de Campinas.

Denize Assis