Campinas terá Dia da Visibilidade Travesti promovido por ong que atua na defesa da cidadania LGTB com apoio do Programa Municipal DST/Aids

26/01/2007

Eventos serão realizados na semana de 29 de janeiro,
data reconhecida através do Identidade, com apoio de instituições públicas

O Dia da Visibilidade Travesti será celebrado em Campinas em 29 de janeiro, através da promoção de pelo menos quatro eventos que serão realizados na próxima semana pela organização não-governamental (ong) Identidade, com apoio de outras entidades da sociedade civil e instituições públicas.

A celebração da data, de acordo com a Coordenadoria de Travestis e Transexuais do Identidade, tem objetivo de reduzir a vulnerabilidade das travestis. O Identidade é uma organização parceira do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria Municipal de
Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas.

Os eventos têm início na segunda-feira, dia 29, com exposição de fotos que será realizada no saguão do Palácio dos Jequitibás (Paço Municipal de Campinas) e termina no sábado, dia 3 de fevereiro, com sarau no Centro de Referência (CR) do Programa DST/Aids de Campinas.

"Campinas, travestis contam sua história" é a o nome da exposição que será realizada das 9h às 17h. A mesma exposição fica de 30 de janeiro até dia 16 de fevereiro no Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado no Palácio dos Azulejos, no Centro. Dia 31, também no MIS, ocorre a exibição pública do filme "Memórias de Uma Gueixa".

O encerramento da semana está programado para um sarau artístico que ocorre no Centro de Referência (CR) do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids, localizado à rua Regente Feijó, 637, no Centro.

"Vítimas preferenciais de agressões físicas e psicológicas, vimos nesta oportunidade exigir de toda a sociedade um olhar mais respeitoso à orientação sexual e identidade de gênero de seus pares, e do poder público mais segurança, oportunidades de trabalho, estudo e moradia, em outras palavras, melhor qualidade de vida para todos", diz a estudante de Pedagogia, Janaína Lima, coordenadora de Travestis e Transexuais do Identidade.

É a terceira vez que a entidade promove a celebração da data e conta com apoio de instituições como o Programa de DST/Aids, o Centro de Referência de Gays, Lésbicas, Travestis, Transexuais e Bissexuais (GLTTB) da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social (SMCTAIS), além de organizações como a ong Casa Guadalupana e o Grupo da Amizade (entidade que dá retaguarda social às pessoas que vivem com hiv/aids).

"Ao vir a publico, visibilizando-se, as travestis da cidade colaboram para construir uma Campinas mais humana, respeitosa e acolhedora para todos os seus cidadãos", completa Janaína.   Segundo ela, a data, 29 de janeiro, foi escolhida por ser o dia em que o Ministério da Saúde lançou a campanha "Travesti e Respeito".

A campanha foi lançada no Congresso Nacional, em agosto de 2001, e é centrada no reforço a atitudes de respeito e inclusão social deste segmento da população, com vulnerabilidade ao vírus da aids agravado pelo preconceito e violência. A elaboração da campanha foi realizada por lideranças do movimento organizado de travestis e transgêneros, em parceria com o Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, e tem quatro alvos a atingir: escolas, serviços de saúde, comunidade e clientes das travestis profissionais do sexo.

O tema da campanha é: "Travesti e respeito: já está na hora dos dois serem vistos juntos. Em casa. Na boate. Na escola. No trabalho. Na vida". O slogan é reproduzido em cartazes e folders com fotos das 27 travestis que participaram da elaboração da campanha.

Programação da Semana do Dia de Visibilidade da Travesti:

29/01/07
– Exposição de Fotos "Campinas, travestis contam sua história".
Local: Paço Municipal - Av. Anchieta nº 200
Horário: das 9h às 17h.

De 30/01 a 16/02/07 – Exposição de Fotos "Campinas, travestis contam sua história".

Local: Museu da Imagem e do Som – Palácio dos Azulejos - R. Regente Feijó nº  859 - Centro

31/01/07 - Exibição do filme: "Memórias de uma gueixa" com Gong Li e Direção de

Rob Marshall
Local: Museu da Imagem e do Som – Palácio dos Azulejos - R. Regente Feijó nº