Solicitações para a Saúde têm queda de 15% no Serviço 156

29/01/2007

A Secretaria de Saúde de Campinas registrou uma queda de 15% no número de solicitações para o serviço 156 em 2006 em comparação com o ano de 2005.  Segundo a coordenação do 156, foram 10.289 solicitações no ano passado e 12.111 no período anterior.

As maiores reduções foram registradas em relação a mau atendimento na recepção nos centros de saúde (63% menor em 2006); reclamação quanto à falta de funcionários (45% menos); falta de remédios (queda de 40%); falta de vagas para consulta (redução de 30%); e falta de profissionais de saúde (diminuição de 18%).

“Avançamos bastante. Conseguimos superar muitas dificuldades. Não todas. A Saúde é um processo que você consegue melhorar se houver melhora no desenvolvimento social”, disse o Secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva.

De acordo com a direção do 156, o número de demandas para a Saúde em 2006 representa 18% do total de solicitações feitas através do serviço 156, que foi de 57.455. Francisco Saraiva informa que a Secretaria de Saúde realiza uma média de 300 mil consultas por mês, o que gera 800 mil procedimentos. “Trata-se da pasta que mais atende o público. Naturalmente é a que vai receber maior foco de demandas de serviços como o 156 e a Ouvidoria do Município”, afirma.

O secretário diz que, com a diretriz de garantir maior acesso e qualidade à saúde da população, para 2007 a pasta estipulou metas como melhorar a assistência farmacêutica, repor funcionários, contratar médicos, reestruturar a área de urgência, melhorar a infra-estrutura e progredir na descentralização da gestão promovendo a autonomia das unidades básicas de saúde, entre outras.

Ainda segundo Saraiva, nesse processo de consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), a participação e a cobrança da sociedade são fundamentais. “Por isso, toda e qualquer demanda que chega para a Saúde deve ser valorizada, ouvida e solucionada”, afirma Francisco Saraiva.

Entre os assuntos da área da Saúde mais acionados pela população junto ao 156 constam: vistoria de fiscalização sanitária; falta de profissionais de saúde; falta de remédios; vistoria em foco de Aedes aegypti; recolhimento de animal vivo; falta de vagas para consultas; vistoria em foco de carrapato; orientação no trato com animais; mau atendimento da recepção do Centro de Saúde; reclamação quanto à falta de médicos, dentistas e enfermeiros; vistoria em foco de escorpião; desratização/desinsetização; vistoria em foco de morcego; vistoria em foco de pomba; vistoria em foco de pernilongo; reclamação quanto à falta de funcionários; e outros.

Denize Assis

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