Travestis realizam exposição para marcar em Campinas dia de visibilidade e reduzir preconceito e discriminação

31/01/2007

Eventos têm apoio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis
e Aids da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas

A exposição realizada por travestis no saguão do Paço Municipal (Prefeitura de Campinas) migrou para o Museu da Imagem e do Som (MIS). A mostra de fotos compõe um conjunto de ações desenvolvidas através do grupo Identidade para marcar em Campinas a semana em que é celebrado o Dia de Visibilidade Travesti.

"Campinas, Travestis Contam Sua História" é o título da exposição que fica até o dia 16 de fevereiro no MIS, localizado no Palácio dos Azulejos, à rua Regente Feijó, 859, no Centro. São oito painéis que incluem as fotos e documentação através de jornais da atuação de travestis no município.

O Identidade é uma organização não-governamental (ong) que atua na defesa da cidadania de lésbicas, gays, travestis, transexuais e bissexuais. Trata-se de uma entidade parceira do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas.

A exposição foi inaugurada na segunda-feira, 29 de janeiro, quando é comemorado o Dia de Visibilidade Travesti. Esta mostra esteve aberta à população no saguão da Prefeitura, na segunda-feira e desde terça-feira está no MIS, das 9h às 17h, com entrada franca.

Nas fotos é mostrado parte do cotidiano de travestis de Campinas. "Desmistificando que as travestis estão apenas inseridas no contexto da violência e prostituição", observa a estudante de pedagogia Janaína Lima, ativista do grupo Identidade.

Outros eventos marcam a programação, como a segunda edição do projeto "Cine Travesti", com exibição do filme "Memórias de Uma Gueixa", também no MIS, nesta quinta-feira, às 15h, com entrada franca. O encerramento da programação é sábado, com um Sarau Cultural no Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas.

Mais informações à Imprensa: Eli Fernandes (19) 8115.4856, 3234.5000,3236-3711.