Saúde vai distribuir 500 mil Camisinhas no Carnaval é Natureza 2008

09/01/2008

Autor: Da assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde

Entrega será realizada nos desfiles e nos ensaios das agremiações a partir desta quarta-feira, dia 9, no ensaio da escola de samba da Vila 31 de Março

A Prefeitura de Campinas inicia nesta quarta-feira, dia 9 de janeiro, a partir das 20h, no ensaio da Escola de Samba da Vila 31 de Março, as atividades de informação, comunicação e mobilização social para a prevenção à aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) do Carnaval é Natureza 2008.

Os trabalhos são coordenados pelo Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids) e incluem a distribuição gratuita de pelo menos 500 mil camisinhas, 67% a mais que os 300 mil distribuídos na folia do ano passado. Também vão ser entregues materiais educativos e informativos sobre como prevenir-se da aids e das DSTs e como fazer o teste de HIV.

Realizadas em campo pelas equipes do Centro de Referência DST/Aids com apoio de outras unidades da Secretaria de Saúde e de entidades parceiras do Sistema Único de Saúde (SUS) Campinas, as atividades serão promovidas em todos os ensaios das escolas de samba e outras agremiações, além de shows e demais eventos promovidos pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer.

A coordenadora do Núcleo de Educação e Comunicação Social (Necs) do PMDST/Aids, Bete Zuza, destaca a importância de a equipe da Saúde estar em contato direto com as comunidades também nos dias de ensaios das escolas de samba,, período conhecido como Pré-Carnaval.

"Trata-se de uma atividade de massa, muito ampla, mais focada na comunidade, já que as equipes estão em contato com as famílias, com trabalhadores, donas-de-casa, seus filhos, familiares e amigos, que são pessoas responsáveis pela beleza dos desfiles que a gente vê na avenida nos dias de desfile", diz Bete.

Ela lembra que a atuação do PMDST/Aids em 2007 foi semelhante e que também constitui-se em uma oportunidade para informar à população sobre as maneiras de acessar os serviços de saúde.

"No Carnaval, as pessoas ficam mais descontraídas e alegres, e muitas estão mais disponíveis às relações interpessoais passageiras. Portanto, manter a veiculação de informações de prevenção e a disponibilização de preservativos é muito importante", diz a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas, Maria Cristina Ilário.

A coordenadora informa que durante o ano todo as camisinhas são distribuídas gratuitamente nos Centros de Saúde de Campinas. "Não só a camisinha, mas o teste gratuito de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis são um direito adquirido pela população e estão disponíveis no Sistema Único de Saúde", diz.

Para saber mais sobre o teste de HIV e outras DSTs, em Campinas, a população deve informar-se no Centro de Saúde mais próximo, ou através do telefone (19) 3236 – 3711, do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Referência, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, à rua Regente Feijó, 637, ou no CTA Ouro Verde, telefone 3226 – 7475, somente às segundas-feiras, das 13h às 17h.

O teste é gratuito, pode ser anônimo e só a pessoa que faz o exame fica sabendo o resultado. Para saber mais sobre aids a população pode acessar o site http://www.aids.gov.br ou ligar para o Disk-Saúde: 0800 61 1997 (do Ministério da Saúde) ou para o Disk-DST/Aids: 0800 16 2550 (do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo).