Saúde distribui hoje 2 mil camisinhas em pré-Carnaval de Campinas

17/01/2008

Autor: Eli Fernandes

Ação será realizada no ensaio da escola Unidos do Paranapanema pela equipe do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids

O ensaio da escola de samba Unidos do Paranapanema, à região Sul de Campinas, contará hoje (16/1/2008) com a distribuição de 2.000 camisinhas masculinas como estratégia de educação em saúde para estimular a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), ao HIV/aids e à gravidez indesejada.

O trabalho é realizado através do Programa Municipal de DST/Aids (PMDST/Aids) da Secretaria de Saúde. Só neste já foram entregues pelo menos 18 mil camisinhas nos eventos oficiais do “Carnaval É Natureza” promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Amanhã a distribuição de camisinhas será no ensaio da escola de samba Ponte Preta.

As camisinhas são distribuídas durante o ano todo nos Centros de Saúde (CSs) de Campinas, além de outras unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), no Centro de Referência do PMDST/Aids (Rua Regente Feijo. 637, Centro) e parceiros na sociedade civil organizada. A previsão é que 500 mil preservativos sejam distribuídos de graça à população até o final do Carnaval 2008.

Rosas de Prata e Santa Lúcia

Ontem (15/1/2008) foram distribuídas cerca de 2.000 camisinhas no ensaio da escola Rosas de Prata, à sede social da Vila Castelo Branco, região Noroeste e cerca de 500 no ensaio da Unidos do Santa Lúcia, que teve sua duração reduzida devido à falta de luz que atingiu as proximidades do evento, no Centro de Referência da Juventude, ao lado do terminal de ônibus da Vila União.

“Não só agora, durante este período de festa do povo brasileiro, a uso da camisinha é uma forma de preservação da nossa saúde para jovens de todas as idades”, disse o presidente da Unidos do Santa Lúcia, Joaquim Souza. Segundo ele, a distribuição de camisinhas em outros carnavais trouxe o tema “prevenção” para a comunidade. “Hoje isso não é mais tabu para gente”, disse.

Jovens de todas as idades

O estudante Wander Douglas Cruz de Oliveira, 18 anos, morador do Jardim Bandeira 1 (região Sudoeste) que foi ver o ensaio da Unidos do Santa Lúcia, destacou a importância de realização da campanha de incentivo ao uso da camisinha. “Acredito que os jovens estão usando mais camisinha e tendo menos vergonha de pega-las nos Centros de Saúde, mas todas as pessoas, não só os jovens, precisam ter esse hábito”, disse.

Para o presidente da escola de samba Rosas de Prata, Marco Antonio Geremias o trabalho da equipe da Saúde é muito importante. “Aqui na Vila Castelo Branco a aceitação está sendo ótima, porque muitas pessoas ainda não acessam os Centros de Saúde para pegar camisinhas, então, quando a equipe mostra o preservativo e distribui no ensaio, as pessoas lembram mais da prevenção”, disse.

A aids é uma síndrome que pode ser tratada e controlada através do SUS em serviços especializados, como o Centro de Referência do Programa DST/Aids de Campinas. O Centro de Referência fica na rua Regente Feijó, 637, Centro, e está aberto de segunda a sexta-feira (exceto aos feriados) das 7h às 20h. O telefone, para mais informações sobre este serviço é (19) 3234 – 5000.

De acordo com estimativa do Ministério da Saúde, cerca de 2.000 pessoas têm o vírus HIV em Campinas e não sabem. O teste é oferecido gratuitamente através do SUS e deve ser feito em qualquer Centro de Saúde (CS) de Campinas ou no Centro de Referência do PMDST/Aids. A melhor forma de prevenção à aids e às doenças sexualmente transmissíveis é o uso de camisinha em todas as relações sexuais.

Para saber mais sobre o teste de HIV e sífilis, em Campinas, a população deve informar-se no Centro de Saúde mais próximo, ou através do telefone (19) 3236 – 3711, do Centro de Referência, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, à rua Regente Feijó, 637, ou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Complexo Ouro Verde, telefone 3226 – 7475, somente às segundas-feiras, das 13h às 17h.

O teste é gratuito, pode ser anônimo e só a pessoa que faz o exame fica sabendo o resultado. Para saber mais sobre aids a população pode acessar o site http://www.aids.gov.br ou ligar para o Disk-Saúde: 0800 61 1997 (do Ministério da Saúde) ou para o Disk-DST/Aids: 0800 16 2550 (do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo).