20 mil camisinhas são distribuídas no pré-Carnaval de Campinas

17/01/2008

Autor: Eli Fernandes

Ações são realizadas nos ensaios das escolas de samba pela equipe do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids

Pelo menos 20 mil camisinhas já foram distribuídas nos eventos do Carnaval é Natureza 2008 de Campinas pelo Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas. O título da campanha é “Samba, Suor e Saúde”.

O objetivo é dar visibilidade à oferta do preservativo masculino disponível gratuitamente para a população no Sistema Único de Saúde (SUS) para incentivar a prevenção à aids, outras doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez indesejada. Hoje a distribuição de camisinhas será no ensaio da escola de samba Ponte Preta Amor Maior (Francisco Teodoro, 344, Vila Industrial).

A coordenadora do PMDST/Aids de Campinas, a enfermeira sanitarista Maria Cristina Feijó Januzzi Ilário, explica que no Carnaval as pessoas ficam mais disponíveis às relações pessoais passageiras e por isso a oferta do preservativo é uma necessidade.

Assim, diz a sanitarista, o incentivo para que o insumo seja utilizado durante o ano todo é feito neste período de pré-Carnaval (ensaios das escolas de samba) e demais eventos do Carnaval promovidos pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Ontem o trabalho foi no ensaio da escola de samba Unidos do Paranapanema, à região Sul de Campinas.

Centro de Referência

A aids é uma síndrome que pode ser tratada e controlada através do SUS em serviços especializados, como o Centro de Referência do Programa DST/Aids de Campinas. O Centro de Referência fica na rua Regente Feijó, 637, Centro, e está aberto de segunda a sexta-feira (exceto aos feriados) das 7h às 20h. O telefone, para mais informações sobre este serviço é (19) 3234 – 5000.

De acordo com estimativa do Ministério da Saúde, cerca de 2.000 pessoas têm o vírus HIV em Campinas e não sabem. O teste é oferecido gratuitamente através do SUS e deve ser feito em qualquer Centro de Saúde (CS) de Campinas ou no Centro de Referência do PMDST/Aids. A melhor forma de prevenção à aids e às doenças sexualmente transmissíveis é o uso de camisinha em todas as relações sexuais.

Teste gratuito

Para saber mais sobre o teste de HIV e sífilis, em Campinas, a população deve informar-se no Centro de Saúde mais próximo, ou através do telefone (19) 3236 – 3711, do Centro de Referência, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, à rua Regente Feijó, 637, ou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Complexo Ouro Verde, telefone 3226 – 7475, somente às segundas-feiras, das 13h às 17h.

O teste é gratuito, pode ser anônimo e só a pessoa que faz o exame fica sabendo o resultado. Para saber mais sobre aids a população pode acessar o site http://www.aids.gov.br ou ligar para o Disk-Saúde: 0800 61 1997 (do Ministério da Saúde) ou para o Disk-DST/Aids: 0800 16 2550 (do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo).

Confira os próximos eventos do pré-Carnaval onde estará a equipe do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas:

Quinta-feira, 17 de janeiro

- Ensaio da escola de samba Ponte Preta Amor Maior e show com Edson Jóia e banda a partir das 19h na quadra da TJP, na rua Francisco Teodoro, 344, Vila Industrial.

Sexta-feira, 18 de janeiro

- Atração especial: show com o sambista carioca Neguinho da Beija-Flor e convidados às 19h plataforma da Estação Cultura com entrada gratuita para o público.

Sábado, 19 de janeiro

- Desfile do bloco Curti Banda com participação aberta ao público às 18h, saindo da Praça Bento Quirino, no centro da cidade.

- Pré-Carnaval com a City Banda e as escolas Renascença, Gaviões dos DICs e Estrela d’Alva, que apresentam ao público o samba-enredo de 2008, a partir das 19h na plataforma da Estação Cultura.

Domingo, 20 de janeiro

- Pré-Carnaval com as escolas Unidos do Santa Lúcia, Rosas de Prata e Unidos do Paranapanema às 19h na plataforma da Estação Cultura, com apresentação do samba-enredo para o Carnaval 2008.