Neguinho da Beija-Flor adere à campanha "Vista-se, use sempre camisinha" no Pré-Carnaval de Campinas

22/01/2008

Apresentação reuniu cerca de 5.000 pessoas na Estação Cultura onde foram distribuídas camisinhas masculinas e material informativo sobre HIV e aids

O sambista carioca Neguinho da Beija-Flor aderiu à campanha “Vista-se, use sempre camisinha” durante na apresentação realiza na Estação Cultura, em Campinas, para cerca de 5.000 pessoas. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer. Antes da apresentação o artista encontrou-se com a coordenadora do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) de Campinas e com a coordenadora do Núcleo de Educação e Comunicação Social (Necs) do PMDST/Aids.

Ele elogiou a campanha nacional “Vista-se, use sempre camisinha”, de incentivo ao uso de preservativos para prevenção às aids, outras doenças sexualmente transmissíveis e ainda uma gravidez indesejada. A campanha “Vista-se” foi lançada em 2005 pelo Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde é desenvolvida em parceria com os programas estaduais e municipais de DST/aids, outros parceiros no Sistema Único de Saúde (SUS), além de organizações não-governamentais e instituições do setor privado.

“Essa iniciativa é maravilhosa já que a aids é uma doença que não tem cura, apesar de ter tratamento e, principalmente, prevenção. Prevenir é tão fácil e para a população não custa nada, é até mais gostoso. As pessoas devem usar camisinha, tranquilamente e sempre. Sempre!”, disse Neguinho da Beija-Flor após o encontro com a coordenação do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas.

Em Campinas, o “Vista-se” está na campanha “Samba, suor e saúde, só com camisinha”, desenvolvida no Carnaval É Natureza 2008 desde o início do mês em ensaios de escolas de samba, junto às comunidades e demais eventos como shows e desfiles de bandas e blocos carnavalescos. Cerca de 40 mil camisinhas já foram distribuídas até ontem, domingo, 20 de janeiro de 2008. Até o último dia de Carnaval a previsão é que sejam entregues 500 mil camisinhas à população.

Na sexta-feira foram distribuídas camisinhas e leques com o logo da campanha “Vista-se” e informação sobre como realizar o teste gratuito, anônimo e sigiloso de HIV e sífilis. Durante o final de semana o PMDST/Aids também participou, no sábado, de eventos na Praça Bento Quirino, Centro, e na Estação Cultura. No domingo a campanha de incentivo à prevenção foi novamente na Estação, onde apresentaram-se escolas de samba de Campinas.