Programa DST/Aids de Campinas e Distrito Sudoeste definem ações para prevenção às DSTs e aids no Carnaval

24/01/2008

Autor: Eli Fernandes

Ações contam com participação em ensaio de escola de samba e eventos para incentivo ao uso de camisinhas e realização do teste de HIV e outras doenças

O Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) e o Distrito de Saúde Sudoeste da Secretaria de Saúde de Campinas definiram esta semana uma agenda especial voltada à prevenção à aids e outras DSTs e para o Carnaval e incentivo ao teste de HIV e outras doenças.

No dia 26 de janeiro de 2008, sábado, o Distrito de Saúde Sudoeste participará do ensaio do Grêmio Recreativo Escola de Samba Jardim Santa Lúcia. Durante a semana estará sendo distribuída à população, por todos os Centros de Saúde do distrito, um kit com o logo da campanha nacional “Vista-se, use sempre camisinha!” do Ministério da Saúde e a frase "Ao tirar a fantasia, vista a camisinha".

Dentro da sacola haverá serpentina, confetes, camisinhas, panfletos sobre prevenção às DSTs e aids e um convite com informações sobre o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Complexo Ouro Verde, que realiza teste gratuito, anônimo e sigiloso de HIV e sífilis, sempre às segundas-feiras, das 13h às 17. O telefone do CTA-Ouro Verde é o (19) 3226 – 7475..

Centro de Saúde São Cristóvão

Durante a semana pré e pós-Carnaval (28/01 a 08/02) serão oferecidas diversas atividades no Centro de Saúde São Cristóvão, com o propósito de esclarecer a população, principalmente a feminina, sobre HIV e outras DSTs.

Durante a semana, além de esclarecimento, por meio de grupos, filmes etc., serão oferecidos testes sorológicos de HIV, hepatites e VDRL) com aconselhamento e coleta de papanicolau, durante todo o horário de funcionamento da unidade, a todas as mulheres que estiverem na unidade de saúde.

Apesar de o foco ser nas as mulheres, os testes sorológicos serão ofertados para toda população. Também será divulga à população os serviços oferecidos pelo CTA- Ouro Verde, simultaneamente à campanha.

Programação:

No dia 28 de janeiro, além do teste sorológico, aconselhamento e coleta de papanicolau às mulheres nos diversos espaços da unidade, no período da tarde será apresentado um filme com posterior bate-papo, onde serão abordados diversos temas, como o papel da mulher na sociedade e auto-estima, com o intuito de estimular a reflexão a respeito desses valores.

Durante todo encontro serão distribuídos kits produzidas pelo Distrito Sudoeste, convidando para o ensaio de carnaval e também divulgando o CTA-Ouro Verde.

No dia 29 de janeiro será mantida a atividade do dia anterior e ainda será oferecido um café-da-manhã a todos que se submeterem ao teste sorológico e aconselhamento, logo após a coleta de rotina. Nos dias 30 e 31 as ações serão realizadas novamente.

No dia 1 de fevereiro haverá música durante todo o dia no Centro de Saúde. No período da tarde será oferecido um lanche e realizado o encerramento com uma dinâmica de grupo, com mulheres previamente convidadas. As mesmas atividades do dia 29 de janeiro serão repetidas dia 7 de fevereiro e as do dia 28 de janeiro no dia 8 de fevereiro.

Durante toda a semana a unidade será decorada com motivos carnavalescos e a equipe de saúde usará assessórios carnavalescos como chapéus, boás, lantejoulas para chamar atenção da população usuária para a prevenção e testagem para o HIV/aids.