Campinas promove ação contra dengue no Nova Aparecida e Padre Anchieta, no sábado

24/01/2008

Autor: Denize Assis

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove no próximo sábado, dia 26 de janeiro, a partir das 9h, ação de combate à dengue na Vila Padre Anchieta e em parte do Nova Aparecida, na região norte da cidade, na área que faz limite com os municípios de Hortolândia e Sumaré. A operação foi articulada com os municípios vizinhos que vão promover, ao mesmo tempo, ações em seus territórios.

“Em 2007, esta mesma área registrou a maior incidência de dengue em Campinas e nos municípios com área contígua, sendo que estas três cidades registraram mais de 80% dos casos da doença na região. Além disso, este ano, já foram notificados casos suspeitos no local. Sendo assim, é necessária ação conjunta concomitante neste território”, afirma o supervisor de controle ambiental da Vigilância em Saúde (Visa) Norte, Nilton dos Santos Menezes.

A ação inclui remoção de pequenos criadouros e atividades de educação em saúde, informação e mobilização social. Também será desencadeado trabalho com caixas d´água, incluindo revisão das telagens, distribuição de tela para colocar no cano de respiro do reservatório e orientação aos moradores sobre necessidade de limpeza periódica e cuidados a serem adotados. Ainda será aplicado larvicida biológico BTI, se necessário. Posteriormente, será promovida limpeza de terrenos baldios.

Trinta pessoas entre ajudantes e supervisores de controle ambiental, agentes comunitários de saúde, biólogos e veterinários da Secretaria de Saúde de Campinas vão estar envolvidos na ação. O objetivo é atingir pelo menos 1 mil imóveis.

“É fundamental que as pessoas recebam as equipes. Os moradores devem se programar para estar em casa durante a ação ou, na impossibilidade, deixar a chave com o vizinho ou um outro responsável para facilitar o acesso dos profissionais. A comunidade precisa ser parceira na luta contra a dengue”, diz Nilton.

Parque Josimo. Esta semana, na região norte, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, promoveu arrastão de criadouros da dengue no Parque Josimo, na abrangência do Centro de Saúde da Vila Padre Anchieta.

Em 2008, em Campinas, foram notificados 157 casos suspeitos de dengue. Até o momento, seis foram confirmados. Em 2007, segundo dados preliminares, foram confirmados 6.833, sendo 4.913 por exames de laboratório e 1.903 por critério clínico epidemiológico. Cerca de 8 mil suspeitos ainda aguardam confirmação.