Curso prepara profissionais para atuar em barracas de alimentos no Carnaval

30/01/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, promoveu na última segunda-feira, dia 28 de janeiro, o curso ‘Boas práticas de manipuladores de alimentos para comércio ambulante’ para proprietários e funcionários de barracas a serem instaladas em 40 pontos da Avenida do Samba no Carnaval é Natureza 2008 de Campinas.

Mais de 200 pessoas participaram da capacitação, que abordou os cuidados sanitários adequados indicados no preparo e venda de alimentos na condição de comércio ambulante, como formas de manipular, condições de higiene pessoal, conservação e preparo entre outros aspectos.

“O objetivo principal é garantir alimento seguro para aqueles que vão freqüentar o ambiente dos desfiles. Ressaltamos a responsabilidade dos profissionais ambulantes, pois alimentos mal preparados podem oferecer riscos à saúde”, disse a nutricionista Rosana Maria Nogueira, da Vigilância em Saúde de Campinas.

Rosana coordenou a capacitação, que foi ministrada pelas técnicas das Vigilâncias em Saúde Noroeste, Aldrey Cíntia de Lacerda, e Leste, Giovana Seixas. Os participantes receberam certificado de capacitação, que deve ser apresentado no local do evento.

Segundo Rosana, os proprietários destes comércios devem exercer suas atividades com responsabilidade, pois barracas de alimentos não são simples comércio e constituem-se em ‘estabelecimentos’ de interesse à saúde. A nutricionista informou que a população deve exercer a cidadania e informar às autoridades sanitárias situações irregulares.

Durante os desfiles, um grupo de técnicos da Secretaria de Saúde vai fiscalizar as barracas. A atuação vai contar apoio do Samu/192, que vai dar suporte às equipes, se necessário.

Volta ao índice de notícias