CS São José promove campanha de prevenção à aids no carnaval

31/01/2008

Autor: Denize Assis

O Centro de Saúde (CS) São José promove até sexta-feira, dia 1 de fevereiro, das 8h às 16h, uma campanha de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis e aids (DST/Aids) no carnaval. Com foco na população jovem, especialmente as mulheres – que entre elas que a epidemia de aids mais tem crescido -, o evento tem como slogan ‘O CS São José veste a camisinha’.

Programada pelo Núcleo de Saúde Coletiva do São José, a campanha envolve todos os servidores da unidade e os residentes da Medicina de Família e Comunidade do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. Todos estão trabalhando vestidos com camisetas coloridas que trazem o slogan da campanha.

A coordenação montou uma sala chamada ‘Estação São José de Prevenção às DST/Aids’ bem na entrada do CS onde são apresentados vídeos, distribuídos preservativos e materiais educativos e realizadas orientações à população. A campanha também inclui exposição de fotos de DSTs. Além disso, a unidade está decorada com figuras alusivas ao carnaval.

Segundo a cirurgiã dentista sanitarista Vera Nakashima, do Núcleo de Saúde Coletiva do São José, a população tem sido muito receptiva à campanha. A unidade, localizada na região sul de Campinas recebe, em média, 300 pessoas por dia. Todos são convidados a participar.

Durante todos os eventos de prevenção às DST/Aids no Carnaval é Natureza 2008 de Campinas, o Programa Municipal de DST/Aids pretende distribuir 500 mil camisinhas. A distribuição integra a campanha "Samba, suor e saúde, só com camisinha", realizada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Nos dias de desfiles, no sambódromo de Campinas, a distribuição de camisinhas e material informativo será realizada por pelo menos 110 profissionais do Centro de Referência do PMDST/Aids, dos cinco Distritos de Saúde de Campinas, Centros de Saúde e outras unidades do SUS Campinas.

Perfil. Este ano, o Ministério da Saúde escolheu as mulheres jovens como público-alvo da campanha de carnaval porque a aids afeta mais o sexo feminino entre 13 e 19 anos: para cada 6 meninos com aids, há 10 meninas. Considerando todas as faixas etárias, para cada 15 homens com aids, há 10 mulheres.

Além disso, de acordo com pesquisas de comportamento sexual do Ministério da Saúde, pessoas entre 15 e 24 anos têm mais parceiros eventuais do que indivíduos de outras faixas etárias. Dados do Ministério também indicam que 87% dos homens de 16 a 19 anos usam camisinha nas relações sexuais eventuais, mas só 42% das mulheres usam preservativo nesse tipo de relação.