Prefeitura reforça ações de combate à dengue em todas as regiões da cidade

08/01/2009

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas intensifica nestas quinta-feira e sexta-feira, dias 8 e 9 de janeiro, ações de combate à dengue nos bairros Paranapanema, Figueira, Monte Cristo, Carvalho de Moura, São Domingos, Campo Belo, Fernanda, Faria Lima, Integração, Valença, Vila Esperança, São Marcos e Padre Josimo.

Estas comunidades, nas regiões sul, noroeste e norte da cidade, constituem-se em locais de maior risco para a ocorrência de surtos e ou tiveram casos confirmados da doença nos últimos dias. Em dezembro, foram registrados 11 casos de dengue em Campinas.

Os trabalhos incluem busca ativa de casos com sintomas e encaminhamento para o centro de saúde dos pacientes; remoção e inviabilização de criadouros; vistoria, limpeza e telagem de caixas d´água; aplicação de larvicida biológico BTI; remoção de pneus; coleta das larvas e encaminhamento para análise de laboratório, o que vai revelar se as amostras são do mosquito transmissor; e ações de informação, educação e mobilização social.

Mais de 100 pessoas estão envolvidas nas atividades de campo realizadas de casa em casa. Segundo levantamentos da Secretaria e Ministério da Saúde, a maioria dos criadouros está localizada nas residências.

Na abrangência do Centro de Saúde Faria Lima, região sul, um grupo de trabalho atua em imóveis especiais como Cohab, Hospital Municipal Mário Gatti, Sucen, Detran, sede da Guardinha e outros.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, ações conjuntas e coordenadas são indispensáveis para o controle da doença. “Prova disso foi a queda no número de casos em Campinas em 2008 em relação a 2007. Foram mais de 9 mil no ano retrasado e 249 ano passado. Mantivemos ações o ano todo e intensificamos os trabalhos nos períodos quentes e úmidos”, diz.

Segundo o secretário, a redução também é resultado de uma grande mobilização social. “O controle da dengue dá-se essencialmente no nível coletivo e exige um esforço de toda sociedade”, afirma.

José Francisco Saraiva defende o compartilhamento de responsabilidades e a integração de esforços de todos os cidadãos. “O controle da dengue requer responsabilidade governamental, com forte participação social. Neste sentido, nosso maior desafio é manter ações de mobilização com a população para que compreenda a importância de cuidar de seus espaços privados, ficando ao governo a responsabilidade de cuidar dos espaços públicos”, ressalta.

Recentemente, durante participação da 53ª reunião geral da Frente Nacional de Prefeitos, em Vitória (ES), o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, reforçou a necessidade de mobilização de gestores de todo o país para o combate à dengue. O ministro destacou a importância da limpeza urbana e mobilização da população para eliminar criadouros do mosquito transmissor da doença. “Nenhum país do mundo enfrentou com sucesso a dengue sem um grande investimento em educação, formação e mobilização, além de um trabalho de prevenção, que tem que ser feito de forma integrada”, afirmou Temporão.

Mais sobre a doença. A dengue é hoje um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde estima que mais de 80 milhões de pessoas sejam infectadas todos os anos em 100 países. A doença atinge todos os continentes com exceção da Europa, causando a hospitalização de cerca de 550 mil pessoas e pelo menos 20 mil mortes.

Prevenção. Para tomar medidas preventivas e impedir que a dengue chegue até a sua rua ou seu bairro, a melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água. Esses locais são propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue.

Ajude Campinas a combater a dengue. Para prevenir a chegada da doença veja alguns cuidados importantes:

1 - Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.

2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.

3 - Não jogue lixo em terrenos baldios.

4 - Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

5 - Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.

6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

8 - Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.

9 - Limpe as calhas com freqüência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

10 - Lave com freqüência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.

11 - Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com freqüência.