Reforma do Centro de Saúde do Jardim Fernanda garante melhorias à população

14/01/2009

Autor: Ingrid Vogl

Desde o início de janeiro, a equipe profissional do Centro de Saúde do Jardim Fernanda está atendendo os usuários com mais motivação. A melhoria na qualidade do trabalho e do atendimento é resultado da reforma geral do prédio que abriga a unidade, iniciada em novembro e concluída no fim de dezembro e que recebeu investimento de R$ 68,8 mil.

O local teve todos os espaços adaptados para o trabalho e a organização do atendimento aos usuários, com reforma da parte hidráulica e elétrica, troca do telhado e do forro, criação de coberturas e pintura geral.

"Houve uma mudança em todo o ambiente, o que influiu inclusive na autoestima dos funcionários que, satisfeitos, desenvolvem com mais empenho suas funções. Com isso, tivemos o reconhecimento dos usuários que receberam muito bem as mudanças", disse a coordenadora do Centro de Saúde do Jardim Fernanda, Djens Cristina Bussolin.

O auxiliar de enfermagem da unidade, Everton Leandro Dimartini de Moraes, concorda que a reforma proporcionou melhorias. "Temos um lugar novo para trabalhar. Além das adaptações no espaço físico e na aparência do prédio, pudemos também organizar melhor o trabalho, os documentos, criar um planejamento e estratégia de fluxo dos pacientes. Isso também resultou em um contato maior entre funcionários e usuários", explicou.

Junto com dois filhos, marido, mãe e dois irmãos, Juliana Sobral Dutra freqüenta o Centro de Saúde do Jardim Fernanda desde que se mudou para o Jardim Itaguaçú, há dois anos. "É a primeira vez que venho aqui depois da reforma. A unidade reavivou, está mais bonita, com cores. A construção de banheiros para os pacientes foi ótima, pois assim temos estrutura para aguardar o atendimento", avaliou a usuária que esteve na unidade para retirar medicamentos na farmácia.

Atendimento

O Centro de Saúde do Jardim Fernanda existe há cinco anos e possui uma equipe composta por 23 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, dentistas, agentes de saúde e seguranças. Estes últimos começaram a fazer parte do grupo após a reforma do prédio. A unidade atende uma região de aproximadamente 11 mil habitantes e realiza cerca de 5 mil atendimentos anualmente.

Reforma geral

No prédio principal da unidade de saúde, a sala de acolhimento ganhou um local específico onde também são feitos eventuais atendimentos pela equipe de enfermagem. Também foi criada uma sala para inalação em um espaço reservado e aconchegante. A sala de procedimentos e medicação foi adequada e ganhou pia e uma porta para a circulação de macas. A sala de odontologia foi melhorada e recebeu uma bomba a vácuo para a realização de cirurgias.

Na recepção, foram construídos banheiros feminino e masculino para uso exclusivo de usuários. O local também ganhou uma sala para arquivos e a farmácia mudou de local e seu antigo espaço foi ocupado pela sala de ginecologia, com a construção de um banheiro próprio.

A sala de marcação de consulta foi totalmente adequada e o corredor externo foi coberto e restaurado. A ligação entre o prédio principal e o secundário também foi coberta para maior comodidade dos usuários. Na construção secundária, houve a reforma dos banheiros para funcionários, cozinha, almoxarifado e sala de vacinação, que ficou ao lado da nova sala de pediatria. Tudo planejado para melhorar o fluxo de atendimento.

Reformas do telhado, forro, parte hidráulica e elétrica, novas lâmpadas, melhoria nas calçadas e construção de rampas de acesso também fazem parte dos trabalhos realizados no Centro de Saúde do Jardim Fernanda.

Conforme o diretor de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Pedro Humberto Scavariello, uma nova unidade será construída na região do Jardim Fernanda. "Estamos com a planta do novo prédio pronta e o projeto está em fase de licitação", afirmou. A previsão é que a construção seja iniciada ainda este ano.

Volta ao índice de notícias