Saúde mapeia focos de roedores no Jardim Eulina nesta quarta-feira, 21

20/01/2009

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas promove nesta quarta-feira, dia 21 de janeiro, mapeamento de foco de roedores na rua Mário Junqueira, no Jardim Eulina, região norte do município. O local é propício à proliferação de ratos e tem histórico de infestação. Entre as doenças que podem ser transmitidas por estes animais consta a leptospirose, de grande importância epidemiológica.

O trabalho de campo será desenvolvido por uma equipe de 16 pessoas entre ajudantes de controle ambiental e agentes comunitários de saúde da Vigilância em Saúde (Visa) Norte e do Centro de Saúde do Jardim Eulina. O supervisor de controle ambiental, Carlos Roberto de Oliveira, vai coordenar a ação.

A previsão é visitar pelo menos 40 endereços, com possibilidade de ampliação para mais um quarteirão conforme a necessidade e o tempo – se não estiver chovendo.

O objetivo é fazer um diagnóstico com mapeamento de casas com sinais de roedores, como residências com estrutura comprometida, com tocas de ratazanas ou aquelas em que os moradores relatam a presença destes animais.

O estudo será levado em seguida para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para que a unidade avalie a necessidade da desratização. Outro desdobramento já previsto é uma ação com a Sanasa para que promova, se necessário, correções em relação à rede de esgoto.

A Visa Norte ainda vai aproveitar para cadastrar catadores de recicláveis para trabalhos de informação e educação em saúde e distribuição de sacalões de ráfia para acomodar os materiais. “O objetivo é evitar que tornem-se criadouros de dengue”, afirma o biólogo Ovando Provatti, da Visa Norte.

Também será realizada remoção e inviabilização de criadouros de dengue. Um caminhão vai estar à disposição da equipe de saúde para a retirada dos materiais.

Volta ao índice de notícias