Leptospirose: Equipes visitam 218 endereços em ação de controle de roedores no Eulina

22/01/2009

Autor: Denize Assis

Equipes da Secretaria de Saúde de Campinas visitaram 218 endereços nesta quarta-feira, dia 21 de janeiro, na rua Mário Junqueira, no Jardim Eulina, região norte do município, numa ação de mapeamento de foco de roedores.

O local é propício à proliferação de ratos e tem histórico de infestação, inclusive com notificação recente de pessoa mordida por estes animais. Os roedores são os principais reservatórios da leptospira, que causa a leptospirose, doença de grande importância para a saúde pública.

O trabalho mobilizou 16 pessoas entre biólogo, ajudantes e supervisores de controle ambiental da Vigilância em Saúde Norte e agentes comunitários do Centro de Saúde do Jardim Eulina.

As equipes diagnosticaram 10 residências com tocas e vestígios de ratazanas e 35 domicílios com ninhos de camundongos. Foram recolhidos 13 sofás, que podem servir de criadouros para ratos e outros insetos e animais peçonhentos. Também foram retirados oito pneus.

Além disso, para otimizar a ação, as equipes trabalharam na prevenção da dengue com ações de informação, educação em saúde e mobilização dos moradores, retirada e inviabilização de criadouros do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

Um outro desdobramento da ação foi o cadastramento de 10 recicladores ainda não conhecidos. “Os profissionais reforçaram que o trabalho deles é muito importante, mas que tem que ser feito de forma que não gere mosquito e propicie a proliferação de outros insetos e animais peçonhentos. Os recicladores cadastrados são visitados periodicamente e recebem bags – grandes sacolões de ráfia para guardar os resíduos”, afirmou Carlos Roberto de Oliveira, supervisor de controle ambiental da Visa Norte e um dos responsáveis pela coordenação da ação em campo.

Carlos disse ainda que a receptividade da comunidade à ação foi muito boa. Segundo ele, somente nove moradores não permitiram a entrada das equipes. O trabalho prossegue nesta quinta-feira, dia 22, em mais dois quarteirões identificados como de risco.

A partir do mapeamento, a Visa Norte vai elaborar um documento que será levado para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para que a unidade programe uma ação de desratização.

Volta ao índice de notícias