Piquenique marca Dia da Visibilidade Travesti em Campinas

29/01/2009

Autor: Denize Assis

Ações são realizadas pelo Grupo Identidade, organização não-governamental que atua na defesa dos direitos da população LGTTB e tem apoio do Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde

O Dia da Visibilidade Travesti é celebrado este ano em Campinas com um piquenique que será realizado nesta quinta-feira, dia 29 de janeiro, a partir das 16h, no Largo São Benedito, região Central da cidade, onde travestis da cidade trabalham como profissionais do sexo. O objetivo, explica Suzy Cristel, ativista do Grupo Identidade (ONG que luta pelos direitos de lésbicas, gays, travestis, transexuais e bissexuais), é mostrar à sociedade a realidade das travestis.

Segundo ela, “é preciso mostrar que travestis não são somente prostitutas, mas que elas têm todo o direito de se prostituírem, caso queiram. E, principalmente, de exercer o direito de ir e vir”, afirma a ativista, que é redutora de danos do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas, da Secretaria Municipal de Saúde e que apóia o evento realizado pela ONG Identidade. Das 15h às 16h as travestis, outros ativistas e apoiadores da causa participam de panfletagem na avenida Aquidabã, via Central da cidade onde as travestis que se prostituem também atuam.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Maria Cristina Ilário, o apoio do órgão às ações do Dia da Visibilidade Travesti estão previstas no Plano de Ação e Metas (PAM) da área por tratar-se de população vulnerável à infecção pelo vírus HIV devido questões sociais que envolvem preconceito, discriminação e restrição a bens e serviços públicos.

“O nosso papel é acolher a população e entender suas especificidades. Entendemos que promover o acesso das travestis à plena cidadania é investir na auto-estima de pessoas que vão se prevenir da aids, não por medo de morrer, mas pela alegria de viver”, afirma Cristina, que é enfermeira sanitarista e atua no Programa desde 1993.

Ela observa que a epidemia de aids avança entre a população heterossexual, mas que o trabalho junto às populações historicamente mais vulneráveis no Brasil e na cidade de Campinas visam evitar o recrudescimento da epidemia nestas populações.

Toda vida precisa ser cuidada com carinho

"A Coordenadoria de Travestis e Transexuais do Grupo Identidade comemora no dia de hoje, 29 de janeiro, o Dia Nacional da Visibilidade Travesti.
Vítima preferencial de formas variadas de violência este segmento vem a público ofertar vida, simbolizadas pelas sementes de girassol e chamar a atenção para a necessidade do respeito às diferenças.
Ao vir a público, visibilizando as travestis da cidade, pretendemos convocar toda a sociedade a contribuir para a construção de uma Campinas mais humana, respeitosa e acolhedora para todas as pessoas”.

Coordenadoria de Travestis e Transexuais | Identidade - Grupo de Luta pela Diversidade Sexual
R. Costa Aguiar, 197 (1o. andar) Centro - Campinas, SP
www.identidade.org.br/ identidade@identidade.org.br | 19.3234.8953/ 19.9292.9224/ 19.9636.2364