CS Santa Odila faz horta só com plantas medicinais

04/01/2010

Autor: Denize Assis

De caráter educativo e orientador, mais do que de apoio medicinal, a horta fitoterápica do Centro de Saúde (CS) Santa Odila, na Região Sul da cidade, é um exemplo de aproveitamento de espaços públicos ociosos para abrigar projetos inovadores. Montada numa área de 30 metros quadrados, anexa ao estacionamento do CS, a horta é uma iniciativa da coordenadora da unidade, Tereza Cristina Evangelista, com o apoio da enfermeira Fabíola Alonso Rodrigues Pierre, da Universidade Paulista (Unip), que conta com um campo de estágio no CS Santa Odila.

Márcio Evandro de Freitas, auxiliar administrativo do CS Santa Odila, conta que a horta começou a ser feita em setembro deste ano e que as plantas medicinais já estão na fase de aproveitamento. A Horta Fitoterápica do Santa Odila conta com mudas de babosa, confrei, camomila, hortelã, poejo, macelinha, arruda, bálsamo, orégano, guaco, manjericão, boldo, erva-doce, alecrim, arnica e losna. (confira abaixo as propriedades de cada uma).

Ele esclarece que a horta tem uma proposta educativa, isto é, de mostrar para os usuários e mesmo para os trabalhadores a finalidade e as peculiaridades de cada espécie. “Depois que a horta estava pronta criamos um banner com o nome científico e as propriedades de cada planta, pois a idéia central e utilizar esse projeto para educar e mostrar a importância das ervas medicinais empregadas na terapia fitoterápica”, explica Márcio.

Além do auxiliar Márcio Evandro de Freitas, participaram do trabalho de limpeza do terreno, fertilização e plantio os agentes de Saúde, Celso Herculano da Silva e Lindaura Rodrigues Ribeiro, a assistente social, Kinue Ito Lima e os estagiários da Unip, Erika Marlene Aprigio e Filipe Silas dos Reis.

Botica da Família

A Botica da Família, farmácia de manipulação de fitoterápicos da Secretaria de Saúde de Campinas, completou cinco anos de funcionamento no último mês de setembro. Atualmente, são manipuladas mais de 7 mil fórmulas por mês, em média, para atender a 74 unidades de saúde com medicamentos fitoterápicos. A Boticada Família funciona das 7h30 às 17h, de segunda a sexta, na Rua Lauro Vanucci, 1.020, no Jardim Santa Cândida. Mais informações pelos telefones 3256-0138 e 3296-2131.

A farmácia trabalha com 13 plantas que compõem 31 formulações farmacêuticas que são dispensadas a mais de 10 mil pessoas que se utilizam da fitoterapia como opção terapêutica no Sistema Único de Saúde de Campinas. Os profissionais de saúde também prescrevem estes medicamentos para uso complementar da alopatia.

Fundada em 2004, a Botica implementou grande ganho ao Programa Municipal de Saúde Integrativa, já que a produção dos fitoterápicos por um equipamento próprio da rede pública municipal de Saúde garante melhor controle de qualidade, segurança, eficácia e fornecimento contínuo dos itens.

Na maior parte dos centros de saúde existe atendimento em fitoterapia e a Secretaria de Saúde trabalha com a diretriz de ampliar o acesso da população a estes medicamentos.

“A Botica foi planejada inicialmente para ter uma capacidade de manipulação de 4 mil fórmulas por mês. Em 2008, já manipulávamos 5.228 fórmulas por mês, em média. Neste ano de 2009, a média te sido de 7.010 por mês. A farmácia atende mediante receita e a aceitação dos profissionais e dos pacientes é excelente”, informa a farmacêutica Marli Ribeiro, coordenadora da Botica.

Para ter acesso à fitoterapia é necessário apenas o interesse do cidadão. O médico também pode sugerir a opção. Quem tiver interesse precisa passar por uma consulta médica com o profissional da sua equipe de saúde e manifestar seu interesse. Se houver indicação, o médico prescreve o tratamento.

A Saúde Integrativa em Campinas. O Programa Municipal de Saúde Integrativa de Campinas atende a Portaria 971 do Ministério da Saúde que estabelece a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS.

As propriedades da Horta Fitoterápica

ARNICA – Asteracease

Propriedades: Entre os principais usos da arnica, podemos citar seu emprego para a cicatrização de ferimentos superficiais, combate de hemorragias leves, além de contribuir como antiinflamatório e anti-pirético natural. Toxicologia: Em excesso pode ocasionar eritema e queimação. Toxilogia: No uso interno, náuseas, vômitos, taquicardia e depressão.

ALECRIM Rosmarinus Officinalis

Propriedades: Combate as dores musculares, ativa as funções do pâncreas e é anti-convulsivo.

Pode ser usado também como inseticida. Para esse fim, mistura-se uma xícara de óleo de alecrim em dois litros do chá de fumo. Bata no liquidificador e aplique, como se faz com um inseticida. Como tempero suas folhas utilizadas para temperar carnes e peixes.

Toxicologia: O uso prolongado pode provocar gastro enterites e nefrites. Toxicologia: É contra-indicado para gestantes e para os que sofrem de distúrbios prostálticos e dermatológicos.

ARRUDA Ruta graveolens

Propriedades: É empregada como emplasto no peito para combater a tosse. É muito usada para combater piolhos e coceiras. Toxicologia: É contra-indicada para gestantes. Seu uso interno é desaconselhado.

BABOSA Aloe socotrina

Propriedades: Para uso interno, não é recomendável o seu uso, apesar de possuir propriedades tônicas do aparelho digestivo. Para uso externo, o suco das folhas é emoliente e resolutivo, quando usadas topicamente sobre inflamações, queimaduras, eczemas, erisipelas, queda de cabelo, etc. A polpa é antioftálmica, vulnerária e vermífuga(uso interno).

Toxicologia: O uso excessivo pode ocasionar distúrbios gastro-intestinais.

BOLDO Colerus barbatus

Propriedade: Usado popularmente contra a ressaca alcoólica, infecções hepáticas, dispepsias, infecções gástricas, inapetência, cálculos biliares, debilidade orgânica. Uso interno: chá por decocção, dosagem normal, atuando como verdadeiro específico para infecções hepáticas e vesiculares, e influenciando assim beneficamente a digestão. Insônia. Uso externo: chá por decocção, sob a forma de banhos, agindo como tranqüilizante e proporcionando um sono reparador. Toxicologia: Desaconselha-se o uso prolongado.

CAMOMILA Matricaria recutita

Propriedades: Os extratos e óleos essenciais de camomila são largamente utilizados na indústria de medicamentos, cosméticos, balas, perfumes, higiene pessoal etc. A camomila contém ativos comprovadamente calmantes e emolientes, que têm o poder de acalmar a pele, os músculos e os nervos. Toxicologia : Não encontrada até o momento, porém nenhuma planta deve ser consumida em excesso.

CONFREI Symphytum Officinale

Propriedades: Suas folhas e raízes, usadas para uso externo, agem como cicatrizantes nas contusões, ferimentos, reumatismos e tromboflebites.

Toxicologia: Evitar o uso interno, pois produz irritação no fígado e estômago. Toxicologia: Seu uso prolongado é cancerígeno .

GUACO Mikania guaco

Propriedades: Fornece um chá perfumado e muito útil em casos de tosse e catarros.

Toxicologia: Toxicologia: Seu uso prolongado predispõe a acidentes hemorrágicos.

HORTELÃ Menta piperita

Propriedades: Antifungica, antiinflamatória, analgésica, anestesica e antiespasmódica. Calmante e digestivo. Seu suco, puro ou com um dentinho de alho, ajuda a combater os vermes intestinais. Toxicologia : Não encontrada até o momento, porém nenhuma planta deve ser consumida em excesso.

Balsamo: Cotyledon orbculta L.

Propriedades: bronquite crônica,diabete,frieira,inflamação,(gastrointestinal,pele),protege contra ulcera,erisipela,afecção,aparelho respiratorio e urinario; queimadura. Toxicologia: O suco do caule é considerado tóxico.

ERVA-DOCE Pimpinella anisum

Propriedades: Digestiva, diurética, sudorífica, carminativa e expectorante.

Indicações: O infuso das sementes facilita a digestão, alivia flatulência e cólicas intestinais, acalma excitação nervosa e insônia. Toxicologia : Não encontrada até o momento, porém nenhuma planta deve ser consumida em excesso.

LOSNA Artemisia abisinthium

Propriedades: D ispepsia, insuficiência hepática, regras irregulares e dolorosas.

Toxicologia: Toxicologia: Em doses elevadas é convulsiva, provoca tremores, delírio e vertigens.

MACELA Chamaemelum nobile

A macela é considerada antialérgica, antiespasmódica, antiinflamatória, antiirritante, emenagoga, estomáquica, sedativa, tônica. É indicada na afecção nervosa, histeria, problema menstrual, febre intermitente, flatulência, má digestão; peles e olhos avermelhados, inflamação na pele, sarda, mancha senil nas mãos, joelhos e cotovelos ásperos, alergia na pele; clarear cabelos castanhos e claros. Toxicologia : Não encontrada até o momento, porém nenhuma planta deve ser consumida em excesso.

OREGANO Origanum vulgare

Propriedades: Ttem alta atividade antioxidante pela presença de ácido fenólico e flavanóides. Adicionalmente tem propriedades antimicrobianas contra bactérias como Listeria monocytogenes e outros patógenos presentes nos alimentos, o que faz com que ajude a preservar alimentos. Toxicologia : Não encontrada até o momento, porém nenhuma planta deve ser consumida em excesso.

POEJO Mentha pulegium

Propriedades: Mau hálito, combate as fermentações intestinais, é muito utilizado nos resfriados e na tosse convulsa. Toxicologia: O uso da essência em doses elevadas pode ser perigoso.

MANJERONA Origanum majorana

Propriedades: Também usada como tempero, combate à insônia, gripes, resfriados, flatulência, cólicas menstruais. Toxicologia: É contra-indicada para diabéticos.

Volta ao índice de notícias