Saúde inicia estágio de vivência no SUS Campinas

15/01/2010

Autor: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde

Começa na próxima segunda-feira, dia 18 de janeiro, a edição 2010 do Programa de Estágio de Vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas. De acordo com o Centro de Educação dos Trabalhadores em Saúde (CETS) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas, a nova edição do programa terá a participação de 64 estudantes de cursos de graduação na área da área da saúde (medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, farmácia e nutrição).

Os alunos são procedentes de diferentes instituições de ensino superior, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Paulista (Unip), Faculdade Comunitária de Campinas (FAC), Faculdade de Jaguariúna (FAJ), Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas e Faculdade de Medicina de Marília (Fanema).

O estágio consiste de visitas em alguns serviços de saúde, próprios da Prefeitura, e serviços conveniados aos SUS- Campinas, com o objetivo de que os futuros profissionais da área de Saúde possam conhecer a rotina de trabalho desenvolvida na rede pública vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Além das visitas, os estudantes terão oportunidade de participar de debates com profissionais da Secretaria Saúde sobre as ações e projetos.

Este estágio segue o modelo do Projeto VER-SUS - Estágio de Vivência na Realidade do SUS, proposto pelo Ministério da Saúde (MS), que teve a participação de Campinas como Projeto Piloto, no ano de 2004.

A maioria dos estudantes já realiza estágios curriculares nos serviços da Secretaria Municipal de Saúde. Este estágio, de acordo com a Secretaria, tem a vantagem de estimular a autonomia e espírito crítico dos estudantes, pois eles terão a oportunidade de vivenciar vários espaços do SUS, conhecendo como é o funcionamento de cada setor, além do papel de cada nível de atendimento (Centros de Saúde, prontos-socorros, serviços de referência e hospitais) na construção da rede de cuidado.

De acordo com a coordenadora do CETS, a enfermeira sanitarista Alóide Ladeia Guimarães, os estudantes conhecerão a realidade de diversas unidades. Eles serão distribuídos nos cinco distritos onde visitarão Centros de Saúde, Centros de Apoio Psicossocial (Caps), Centros de Convivência e Prontos-Socorros. Posteriormente, visitarão o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, os Centros de Referência, além do Hospital Dr. Mario Gatti e o Complexo Hospitalar Ouro Verde.

O Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde, órgão responsável pela Política de Integração Ensino Serviço, aposta nesta modalidade de estágio, por entender que estágios extracurriculares realizados desta forma são um estímulo a mais para a formação de profissional mais crítico e melhor preparado para o trabalho no SUS.