Visa Norte avalia primeira ação contra dengue em 2010

29/01/2010

Autor: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde

O primeiro conjunto de ações contra a dengue em 2010, na Região Norte de Campinas, aconteceu nos bairros San Martin e Parque Cidade. De acordo com a Vigilância em Saúde (Visa) Norte. Trata-se de uma área estratégica para ações de prevenção e controle da dengue. Situado no limite do município com Sumaré, a região convive com um grande número de sub-habitações onde são encontrados caixas d’água abertas e acúmulo de material reciclável exposto às intempéries.

O supervisor de controle ambiental da Visa Norte, Roberto Ribeiro de Souza, informa que as ações contaram com o trabalho de vinte profissionais vinculados à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que visitaram 1.218 imóveis e desenvolveram ações em 719. O supervisor informa também que 499 imóveis não puderam ser visitados porque seus moradores ou responsáveis estavam trabalhando, ou simplesmente estas residências e demais imóveis estavam fechados.

Segundo a Visa Norte foram coletadas 46 amostras de larvas do mosquito Aedes aegypti, inseto transmissor da dengue. Os criadouros mais comuns, conforme informou a equipe do Sistema Único de Saúde (SUS), são pneus, pratos para vasos de plantas, depósitos d’água não ligados à rede, caixas d’água abertas, baldes, copos, entre outros.

Os ajudantes de controle ambiental vistoriaram pontos considerados de risco e coletaram mais quatro amostras de larvas, totalizando cinquenta ao final da ação. Foram recolhidos 2.515 quilos de criadouros, segundo a Visa, na maioria pneus. A população local recebeu orientações sobre a necessidade de não manter materiais que acumulem água e o que fazer em caso de sintomas da doença.

Para saber mais sobre o trabalho de combate à dengue nos bairros compreendidos à área do Distrito de Saúde Norte, a população pode informar-se nos Centros de Saúde ou com a Visa Norte, na Rua Doutor José P. de Moura, 191, no Jardim Chapadão. Os telefones são (19) 3242-5870, 3242-1452 e 3213-8112, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Volta ao índice de notícias