Aumento de casos de virose na cidade é compatível com o início do verão

29/01/2010

Autor: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde

As unidades de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas registraram um aumento de 10% nos casos de virose neste início de ano. Técnicos da Secretaria explicam que esse aumento já é esperado nessa época do ano e recomendam, no entanto, que a população beba muita água limpa e faça dieta leve, com consumo de verduras, frutas e legumes bem lavados.

No Pronto Atendimento (PA) da Vila Padre Anchieta, região Norte de Campinas, por exemplo, o aumento dos casos de virose foi de, exatamente, 10%. A coordenadora do PA, Delma de Fátima Fernandes, explica que nessa época do ano as unidades já se preparam para um pequeno aumento dos casos de virose. “Recomendamos que as pessoas se mantenham hidratadas e procurem ingerir alimentos saudáveis“, adverte. No Pronto Atendimento Dr. Sergio Arouca , no Campo Grande, a situação é a mesma do PA Anchieta.

Já no Pronto Atendimento do Complexo Hospitalar Ouro Verde (CHOV), de acordo com a coordenação da Unidade, o aumento dos casos chegou nos 15% e, da mesma forma, é considerado um acréscimo normal e previsível para esta época do ano.

O médico Adriano César Bertuccio, do setor de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal da Saúde, recomenda que a população, em caso de diarréia, utilize a receita do soro caseiro para evitar a desidratação: duas colheres de sopa de açúcar e uma colher de café de sal para cada litro de água limpa. Segundo ele, uma pessoa pode consumir até dois litros desta solução por dia.

Ele ainda esclarece que a população não precisa procurar diretamente os serviços de urgência e emergência, como Prontos-Socorros e Prontos-Atendimentos. Segundo o médico, a população pode procurar o Centro de Saúde (CS) mais próximo de sua casa para evitar excesso de demanda nas unidades de Urgência e Emergência.