Conselho e secretário avaliam alternativas para adequação do Centro de Saúde Centro

29/01/2010

Autor: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde

A mudança do Centro de Saúde Centro para um prédio que se adeque às exigências de trabalhadores e usuário foi o tema do encontro realizado na manhã desta terça-feira, 12, na Prefeitura, que reuniu membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Campinas, o secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva e representantes do Centro de Saúde Centro. A mudança é uma antiga reivindicação de trabalhadores e usuários do CS Centro, que entendem que as atuais dependências, na Rua Barão de Jaguará, 656, há muito tempo tornaram-se insuficientes para atender a demanda.

A reunião também contou com a presença do presidente do CMS, Pedro Humberto Scavariello, da diretora executiva do CMS, Maria Ivonilde Vitorino, do diretor administrativo da Secretaria de Saúde, Mauro José Aranha, da diretora do Departamento de saúde, Cecília Piovesan, além da coordenadora co CS Centro, Renata Capello, da secretária executiva do CMS, Maria Helena Nogueira e dos conselheiros locais Pedro Guedes, Rúberson Lisboa e Alberto Frazão.

Ao final do encontro, foi constituída uma comissão técnica integrada por membros do CMS e representantes da Diretoria Administrativo da Secretaria de Saúde, que terá a incumbência de avaliar as condições da Policlínica 2, situada na Avenida Campos Sales, 737, no centro de Campinas, que poderá abrigar, após as devidas reformas, o futuro Centro de Saúde Centro. A comissão técnica contará, também, com o apoio de um profissional de arquitetura, que será indicado pela Secretaria de Saúde.

Enquanto a comissão avalia as condições da Policlínica 2, o secretário Municipal de Urbanismo, Hélio Carlos Jarreta, conforme foi proposto pelo secretário Saraiva, terá a incumbência de procurar um outro local disponível, na região central, para abrigar a unidade. Além dessas duas alternativas, também existe a opção do CS Centro permanecer no mesmo local, na Barão de Jaguar, o que inclui uma ampla reforma no prédio.

“De qualquer forma, precisamos de uma solução rápida, pois hoje enfrentamos três problemas graves no prédio atual, falta de espaço, falta de acesso e deterioração da estrutura. Isso são entraves que atrapalham nosso trabalho e comprometem o atendimento”, explicou a coordenadora do CS Centro, Renata Capello. Ela ressalta que o CS Centro, além da população de abrangência, atende, ainda, os trabalhadores do centro e os transeuntes, inclusive de outras cidades.

O CS Centro, instalado na Rua Barão de Jaguará, 656, atende uma média de 700 pessoas diariamente, das 7h às 19h. Com 86 funcionários, está equipado com ultrassom, endodontia e raio X odontológico. A unidade conta com quatro equipes de referência de Saúde da Família e trabalha integrada com equipes de Saúde Mental e Bucal, além de 12 grupos de Saúde Integrativa.