Projetos do Coeduca serão apresentados em seminário nesta terça-feira, no Salão Vermelho

25/01/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

“Educação Ambiental em Campinas: Experiências e Transformações Vividas”. Esse é o título do 1º Seminário de Educação Ambiental – 2011, marcado para acontecer a partir das 18h desta terça-feira, no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas.

O Seminário tem a finalidade de apresentar as experiências dos Coletivos Locais do Coeduca – Coletivo Educador Ambiental de Campinas contidas em projetos socioambientais desenvolvidos na região de Campinas a partir de 2010.

São projetos inseridos na Política Pública da Secretaria de Meio Ambiente para a criação da Rede de Educação Ambiental. Segundo os organizadores do evento, o foco das experiências foi as bacias hidrográficas e leva em conta as fragilidades, fragmentos e as vocações de cada território.

De acordo com a programação do Seminário, às 18h os participantes serão recepcionados e farão a inscrição. Em seguida, às 18h30 o secretário Municipal de Meio Ambiente, Paulo Sérgio Garcia de Oliveira, faz a apresentação do evento. Às 19h ocorre a mostra dos trabalhos efetuados pelos coletivos locais Coeduca. Os debates acontecem a partir das 20h30.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Campinas, Coeduca, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Ceasa Campinas.

Coeduca

O Coeduca é um grupo aberto formado por pessoas e representantes de várias instituições governamentais e não governamentais que se dedicam à formação de educadores ambientais no âmbito municipal.

Estes educadores, por sua vez, têm o compromisso de formar novos educadores ambientais em seus bairros e regiões de atuação. Esse processo está inserido na perspectiva de uma educação ambiental crítica, reflexiva, emancipatória, permanente, continuada e para a totalidade da população.

Esses princípios de ação e bases conceituais se apoiam no ProFEA (Programa de Formação de Educadores Ambientais do Ministério do Meio Ambiente).

O Coeduca já viabilizou a formação de 150 educadores ambientais em todas as regiões de Campinas – líderes comunitários, técnicos de instituições (públicas ou privadas), agentes de saúde, professores das redes de ensino, jovens ligados a movimentos sociais, entre outros. Para conhecer melhor as ações do coletivo, acesse o site www.coeduca.org.br .