Jonas visita Centro de Saúde Anchieta

02/01/2013

Autor: Diego Geraldo e Marina Avancini

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, visitou na manhã desta quarta-feira, 2 de janeiro, as instalações do Centro de Saúde (CS) Anchieta, atingido por um alagamento no último final de semana prolongado. O incidente foi causado por um entupimento em uma das calhas, que provocou a entrada de água na laje da unidade, e pela obstrução de uma galeria de água pluvial.

“Vim acompanhar a situação ´in loco’, pois quero sentir os problemas que a população sente e, dessa forma, buscar a solução o mais rápido possível. Pretendo fazer isso sempre”, afirmou Jonas.

Os atendimentos médicos (clínicos gerais e pediatras) e da farmácia do CS foram retomados por volta das 11h, após terem sido parcialmente interrompidos para que fosse realizada a limpeza do local. As consultas que precisaram ser desmarcadas foram reagendadas para esta semana.

O atendimento odontológico foi parcial durante todo o dia, pois duas das quatro cadeiras foram atingidas pela chuva. Vinte das 40 consultas foram reagendadas para esta semana. O atendimento será normalizado a partir da manhã desta quinta-feira, 3 de janeiro, pois as cadeiras estão prontas para uso.

O CS Anchieta é uma das unidades que serão contempladas pelo Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, do Ministério da Saúde, que vai disponibilizar verbas para a manutenção de dez Centros de Saúde em 2013. O CS Anchieta contará com investimentos de R$ 132.686,51. O prefeito determinou prioridade no caso deste Centro de Saúde.

No total, serão aplicados R$ 1.033.744,62 nos centros de Saúde Parque Valença, Campos Elíseos (Tancredão), Anchieta, Florence, DIC III, Itajaí, Vista Alegre, São Marcos, Perseu Leite de Barros e Carvalho de Moura.

CS Figueira

No CS Figueira um raio atingiu a caixa d’água, mas somente o atendimento de odontologia foi prejudicado. Nos demais setores, o atendimento está normal. A manutenção definitiva será feita nos próximos dias.

Crédito: Divulgação