Saúde amplia convênio e universidades atuarão no Ouro Verde

10/01/2013

Autor: Marina Avancini

A Prefeitura de Campinas vai ampliar os convênios com a PUC - Campinas (Pontifícia Universidade Católica) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) para transformar o Ouro Verde em hospital de ensino. Com a chegada dos docentes e estudantes, a unidade de saúde deve atingir a capacidade máxima de leitos, que é de 235. Atualmente, o hospital opera com 199 leitos.

De acordo com o secretário de Saúde, Carmino de Souza, a PUC-Campinas vai utilizar o hospital para graduação. Já a Unicamp, para a pós-graduação lato sensu, como a residência. "Queremos fazer do Ouro Verde um grande hospital formador", afirma.

Para viabilizar a chegada das novas equipes, uma comissão formada por profissionais da secretaria e das universidades vai fazer um estudo da logística do hospital. A expectativa é de que a PUC-Campinas inicie o trabalho ainda no primeiro semestre.

"É um desejo antigo de Campinas que o setor de saúde seja cuidado por gente da nossa cidade. Quero fazer diferença na área de atendimento da saúde. A entrada da PUC-Campinas e da Unicamp permite melhor qualidade no atendimento e traz parceiros da cidade para dentro do sistema de saúde" , diz o prefeito de Campinas, Jonas Donizette.

As universidades já atuam no Ouro Verde. A PUC-Campinas com a Psiquiatria e a Unicamp com a Otorrinolaringologia.

"É fascinante ver a universidades utilizando um bem público para atender a população. São as equipes que vão definir em que áreas vão atuar", comenta Souza.

Gestão

A gestão do hospital Ouro Verde ainda está em fase de discussão. "Ainda estamos dialogando para ver qual encaminhamento vamos dar a partir de março. No entanto, quero tranquilizar as pessoas que trabalham lá. Vamos estabelecer um processo de diálogo para que a transição ocorra sem qualquer tipo de trauma para essas pessoas e para a população", diz o prefeito Jonas Donizette.