Jonas Donizette dá início ao programa "Prefeito no Posto"

23/01/2013

Autor: Marina Avancini

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e o secretário municipal de Saúde, Carmino Antonio de Souza, visitaram na manhã desta terça-feira, 22 de janeiro, três centros de saúde da região norte da cidade. A medida deu início ao programa “Prefeito no Posto”, previsto no Plano de 100 Dias, anunciado no começo deste mês pela nova administração.

O objetivo, segundo o prefeito, é conferir as instalações (infraestrutura, recursos humanos, equipamentos, materiais e acessibilidade), ouvir as equipes de saúde e sentir de perto as necessidades dos trabalhadores e da população. A partir de cada visita e diagnóstico, a administração vai desencadear ações para melhorar as condições de trabalho dos funcionários e a qualidade do atendimento à população.

As visitas desta terça-feira começaram pelo Centro de Saúde (CS) Santa Mônica, passaram pelos CSs São Marcos e Cássio Raposo do Amaral (na região do San Martin) e terminaram nas obras do CS San Martin, com inauguração prevista para 2014.

Durante a manhã, o prefeito conversou com os funcionários das unidades de saúde e com a população para entender a rotina e os problemas dessas pessoas.

“É importante ter esse olhar cuidadoso para os funcionários e a população. Para resolver as questões de infraestrutura, estou estudando, junto com a secretaria, a possibilidade de aumentar a verba de cada centro de saúde, atualmente de R$ 500,00”, comentou o prefeito.

Essa medida visa agilizar os pequenos reparos e deve ser colocada em prática com a contratação de cinco empresas, uma para cada um dos cinco distritos de saúde.

“Esse é o início de um trabalho com o prefeito, que tem o objetivo de conhecer todas as unidades de saúde do município e estimular o contato com a população e funcionários da rede de saúde. É uma maneira de ver a necessidade de cada unidade e melhorar as condições de trabalho e atendimento da população”, explicou o secretário de Saúde.

As visitas prosseguem nos próximos dias. “Quero ouvir muito os funcionários, para que eles se sintam mais valorizados”, afirmou Jonas Donizette.

Rosana Von Zuben, coordenadora do Distrito de Saúde Norte, que supervisiona os CSs visitados nesta manhã, considera muito importante essa aproximação do prefeito com a Saúde. “Isso demonstra que ele está priorizando os trabalhadores e a população. Os funcionários se sentem valorizados quando a administração fica próxima da realidade deles”, disse.

A diretora municipal de Saúde, Maria Luiza Ardinghi Brollo; o diretor administrativo da pasta, Mauro José Aranha; e a coordenadora do Distrito de Saúde Norte, Rosana Von Zuben, acompanharam as visitas.

Aprovação

A dona de casa Cláudia Sanches, moradora do Santa Mônica, estava no CS no momento da visita e aprovou a medida. “Isso é muito bom, pois o prefeito confere de perto o que acontece e, dessa forma, pode desencadear medidas para melhorar o que for necessário”, afirmou.

Fotos de Luiz Granzotto