Prefeitura firma parceria com Exército para combate à dengue

23/01/2013

Autor: Juliana Perrenoud

O prefeito Jonas Donizette firmou nesta quarta-feira, dia 23 de janeiro, parceria com o comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, para que cem homens do Exército auxiliem no combate ao mosquito Aedes Aegypt na cidade. As ações, que incluem conscientização da população e eliminação de criadouros, devem ser iniciadas na próxima semana.

Até agora, sete casos de dengue foram confirmados este ano, três deles no Jardim Campo Belo. “Nossa maior preocupação é que algumas medidas preventivas que deveriam ter sido tomadas no ano anterior não foram feitas. Além disso, temos um novo tipo de sorologia, a dengue tipo 4, e o desligamento dos profissionais contratados pelo Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira. Temos que olhar para a frente e ver como podemos resolver essas questões”, ressaltou Donizette.

Paiva disse que seu Batalhão está preparado para auxiliar no que for preciso. “Há uma orientação para que façamos esse tipo de ação, que já tem ocorrido em outros locais do País”, afirmou Paiva. Os militares receberão treinamento e apoio logístico da Prefeitura e também vão oferecer cinco caminhões para a remoção de lixos e entulhos, propícios para a proliferação do mosquito.

O prefeito apontou que, fora a ajuda do Exército, já solicitou agilidade na contratação de 123 funcionários públicos aprovados para atuarem como ajudantes de controle ambiental e 39 para atuarem como supervisores de campo. “Também vamos propor que a Secretaria de Educação faça uma parceria com a Saúde para que o assunto da dengue seja tratado nas escolas com as crianças já no início do ano letivo. Sabemos que elas são um importante veículo para levar informação para as famílias”.

O secretário de Saúde, Carmino Antonio de Souza, disse que existem três tipos de ações para serem feitas agora: a conscientização da população, a eliminação de criadouros e a preparação da rede para atender os pacientes. “Temos de preparar os profissionais da rede pública e também da rede privada, para que façam um diagnóstico rápido e preciso. Não podemos perder vidas por conta da doença”, explicou.

Dengue Tipo 4

De acordo com a diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), Brigina Kemp, o vírus tipo 4 não é mais perigoso. “O problema é que uma pessoa que era imune a algum outro tipo de dengue é suscetível a esse vírus. E se uma pessoa pega a doença pela segunda vez, exige mais cuidados”, disse.

Fotos de Luiz Granzotto